PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANE ALONSO PAIXÃO DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIDIANE ALONSO PAIXÃO DOS ANJOS
DATA : 30/09/2024
LOCAL: Por videoconferência

Governança da água nas Bacias Hidrográficas Piracicaba-Capivari-Jundiaí em face aos eventos climáticos extremos

Os processos de tomada de decisão com relação aos recursos hídricos têm se tornado cada vez mais complexos, principalmente em decorrência das exigências provenientes da emergência climática. Para abordar o assunto, o presente projeto busca compreender os processos de tomada de decisão ao longo do tempo que tem ou não possibilitado avanços na governança da água em vista dos desafios quanto à escassez hídrica, levando-se em consideração as mudanças climáticas. Para isso, adota-se como recorte as Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí (BH-PCJ) devido à sua relevância para o abastecimento de água na Macrometrópole Paulista. Assim, a pergunta do projeto é “a estrutura institucional dos Comitês das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) permite avanços significativos para uma governança menos tecnocrática e adaptada às condições da emergência climática?”. A hipótese levantada é de que a configuração inicial da estrutura institucional dos comitês de bacias hidrográficas, neste caso os Comitês PCJ, os condicionou e restringiu a uma trajetória de consolidação para uma governança com viés tecnocrático. O projeto parte da perspectiva analítica de dependência da trajetória (path-dependence) e utilizará o método rastreamento de processos (process-tracing).

Presidente - Interno ao Programa - 1263030 - KLAUS FREY
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1790489 - LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GUILHERME AUGUSTO GUIMARÃES FERREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO ROBERTO JACOBI - USP