Astrobiologia e Ciência Cidadã: Possibilidades para a Alfabetização Científica de Alunos do Ensino Fundamental
Em um mundo onde as transformações em todos os campos da ciência acontecem a todo instante, compreender, interpretar e estabelecer o pensamento crítico torna-se fundamental para ampliar os horizontes do ser humano. Com preocupações semelhantes, o objetivo desta pesquisa é buscar entender como uma sequência didática sobre astrobiologia, orientada por uma perspectiva de Ciência Cidadã, pode contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa com metodologia qualitativa está acontecendo em uma escola particular da região do ABC e tem como público-alvo alunos que participam de um clube de ciências que tem frequência semanal e duração de 50 minutos a cada encontro. As atividades desenvolvidas no clube de ciências permeiam práticas investigativas, que propiciam ao aluno uma vivência de como a ciência de fato acontece. Por isso, a sequência didática que está sendo implementada está em sintonia com as atividades que já são trabalhadas com os alunos. Espera-se, como resultado, que os estudantes participantes das aulas ampliem suas perspectivas em relação à ciência e desenvolvam habilidades que envolvem alfabetização científica e, consequentemente, o pensamento crítico.