PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA RIBAS RODRIGUES

DISCENTE : DIANA RIBAS RODRIGUES
DATA : 17/12/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Astrobiologia e Ciência Cidadã: Possibilidades para a Alfabetização Científica de Alunos do Ensino Fundamental

Em um mundo onde as transformações em todos os campos da ciência acontecem a todo instante, compreender, interpretar e estabelecer o pensamento crítico torna-se fundamental para ampliar os horizontes do ser humano. Com preocupações semelhantes, o objetivo desta pesquisa é buscar entender como uma sequência didática sobre astrobiologia, orientada por uma perspectiva de Ciência Cidadã, pode contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa com metodologia qualitativa está acontecendo em uma escola particular da região do ABC e tem como público-alvo alunos que participam de um clube de ciências que tem frequência semanal e duração de 50 minutos a cada encontro. As atividades desenvolvidas no clube de ciências permeiam práticas investigativas, que propiciam ao aluno uma vivência de como a ciência de fato acontece. Por isso, a sequência didática que está sendo implementada está em sintonia com as atividades que já são trabalhadas com os alunos. Espera-se, como resultado, que os estudantes participantes das aulas ampliem suas perspectivas em relação à ciência e desenvolvam habilidades que envolvem alfabetização científica e, consequentemente, o pensamento crítico.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIO CARLOS RICARDO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN