Problem Based Learning no Ensino Médio Técnico:
contribuições do processo de ensino e aprendizagem para
Alfabetização Científica e Tecnológica
Esse trabalho de doutorado se debruça sobre o ensino de tecnologias da informação
digitais na Educação Profissional e Tecnológica. Visa oferecer uma abordagem
crítica sobre o ensino técnico, ao propor a estratégia Problem Based Learning (PBL)
como alternativa mais contextualizada e atuante na aprendizagem de tecnologia e
ciência. Na sinergia entre teoria e prática, explora-se um Estudo de Caso em que a
PBL é adotada numa escola pública de Ensino Médio Integrado ao Técnico. Neste
nível de ensino, cuja regulação estatal indica o trabalho como princípio,
concordamos com pressupostos da formação integral e omnilateral do estudante, a
qual lhe propicie formação para além do mercado. Ao lançarmos mão deste objetivo
de ensino reconhecemos que, embora partilhem objetos e se apoiem
continuamente, a Tecnologia não é mero produto da Ciência e possui conhecimentos
e características próprias, não sendo restrita ao uso ou gestão de aparatos
tecnológicos. À luz deste entendimento, defende-se nesta tese o ensino pelo qual o
aluno em sua formação profissional possa identificar os ambientes nos quais a
tecnologia é forjada, com suas intencionalidades e práticas, influenciadas por
circunstâncias econômicas, sociais e culturais. Assim, a resolução de problemas
pelo método PBL permite aos estudantes se aproximarem desse processo,
aprendendo criticamente como se dão as alegações e validações na construção do
conhecimento científico e tecnológico. Nesse sentido, ao orientar soluções a
problemas via protótipos e projetos com tecnologias da informação, a PBL se
apresenta como um dos caminhos metodológicos para o avanço à Alfabetização
Científica e Tecnológica dos estudantes.