OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PROPICIADAS A FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Uma lacuna ainda pouco explorada na formação de professores diz respeito à compreensão das oportunidades de aprendizagem profissional oferecidas a futuros professores de Matemática quando estes participam de comunidades fronteiriças com docentes em exercício na educação básica. Com base nessa problemática, esta dissertação de mestrado tem como objetivo identificar e descrever as oportunidades de aprendizagem profissional vivenciadas por futuros professores de matemática ao participarem, em colaboração com professores atuantes na educação básica, de um processo formativo acerca do raciocínio matemático, desenhado por meio do modelo PLOT. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa. O estudo foi desenvolvido em um processo formativo conduzido por três formadores, com a participação de três professores de matemática da educação básica e três futuros professores. Os dados foram coletados por meio de duas entrevistas semiestruturadas, realizadas com dois dos futuros professores, elaboradas com base nas gravações em áudio e vídeo dos encontros de planejamento, desenvolvimento e reflexão das aulas, além de protocolos de resolução produzidos pelos participantes.