RUPTURA E REVOLUÇÕES DOCENTES: ANALISANDO A EXPERIÊNCIA NAS PRÁTICAS DOS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA UFABC
Esta pesquisa tem por objetivo identificar e compreender a experiência docente, de acordo com as definições propostas por Larrosa Bondía, enquanto agente transformador de práticas no curso de licenciatura em Física na Universidade Federal do ABC (UFABC), de modo a perceber rupturas e revoluções em seu papel profissional, bem como em suas práticas cotidianas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizará como dados as narrativas dos docentes, coletadas por meio de questionários e entrevista semi-estruturada, que serão analisadas por meio do método construtivo-interpretativo, buscando significado nas frases apresentadas por estas narrativas, relacionando-as com as dimensões abordadas na teoria do Larrosa Bondía. A expectativa é esclarecer de que modo as experiências transformam a prática docente e influenciam a práxis, colocando o sujeito como responsável no centro das mudanças em concepções pré-estabelecidas sobre o ensino da Física, bem como as condições que podem levar a modificações e ao aperfeiçoamento dos saberes dos futuros docentes.