Explorando as Possibilidades do Uso da Arte Concreta no Ensino da Geometria para Alunos Cegos
Este trabalho apresenta uma sequência didática, que foi delineada dentro de uma pesquisa que tem como objetivo investigar se a arte concreta pode ajudar no ensino de geometria a alunos com deficiência visual. A pesquisa propõe o uso da arte concreta de Lygia Clark, cuja obra valoriza a interação tátil e sensorial, e a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, que envolve apreciação, contextualização e fazer artístico. A metodologia adotada é qualitativa, focando em atividades que respeitam as particularidades sensoriais dos estudantes. Também revisa estudos anteriores que mostram o potencial da interdisciplinaridade entre arte e matemática no ensino básico, enfatizando a importância de práticas pedagógicas adaptadas e colaborativas para favorecer o aprendizado de todos os alunos. A sequência didática foi elaborada buscando permitir a adequação dos conteúdos ao nível de desenvolvimento dos alunos e favorecer o aprimoramento da atividade pedagógica e uma aprendizagem efetiva.