INVESTIGAÇÃO SOBRE O MODELO PROPOSTO PELA CÚPULA DO PCK: uma análise da influência da cúpula nas pesquisas posteriores ao encontro.
A presente dissertação tem como objetivo investigar a influência do modelo de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), proposto durante a Cúpula do PCK realizada em 2012, sobre as pesquisas posteriores conduzidas por grupos participantes do evento. A partir de uma abordagem qualitativa e fundamentada em análise documental, o trabalho explora os desdobramentos teóricos e metodológicos do PCK no campo da formação docente. Inicialmente, o estudo revisita a obra de Lee Shulman, destacando as categorias de base de conhecimento para o ensino e o Modelo de Raciocínio Pedagógico e Ação (MRPA). Em seguida, discute-se a evolução do conceito de PCK e sua consolidação por meio da proposta da Cúpula do PCK, que introduziu um modelo de consenso baseado na integração entre conhecimentos pedagógicos, disciplinares, contextuais e afetivos. O modelo incorporou dimensões como crenças docentes, contexto da sala de aula e filtros amplificadores, apresentando-se como mais abrangente do que os anteriores. A análise abrange as publicações de onze pesquisadores líderes da área após 2012, incluindo Julie Gess-Newsome, Amanda Berry, John Loughran, entre outros. O trabalho identifica que a maioria das pesquisas posteriores à cúpula foi fortemente influenciada pelo modelo consensual, utilizando seus constructos para análise, estruturação de instrumentos e formulação de políticas de formação docente. Em especial, destaca-se a adoção do Modelo de Consenso Refinado (RCM) como ferramenta de análise e diagnóstico do PCK em diferentes contextos educacionais. Por fim, a pesquisa conclui que o modelo da Cúpula do PCK representou um marco teórico na área, promovendo um realinhamento nas investigações e contribuindo significativamente para a sistematização e aprofundamento do estudo sobre o conhecimento profissional docente. A dissertação aponta ainda para a necessidade de futuras investigações que incorporem o modelo em contextos formativos nacionais, a fim de ampliar sua aplicabilidade e validar sua eficácia na melhoria da prática pedagógica.