Ficção Científica no Ensino de Ciências: Uma Jornada para a Alfabetização Científica
As produções culturais, como os filmes, podem desempenhar um papel fundamental na constituição de valores, comportamentos e visões de mundo, ao sintetizarem estética, ideologia, lazer e valores sociais em uma mesma obra. Nessa perspectiva, o cinema apresenta potencialidades de uso no ensino, privilegiando, por exemplo, a mediação entre cultura cotidiana e cultura escolar. Dentre diversas possibilidades, os filmes também se inserem no contexto do Ensino de Ciências, no qual o gênero de Ficção Científica (FC) se apresenta como um dos mais utilizados nesse processo, por proporcionar debates interdisciplinares, mobilizar questões sociais, históricas e políticas em torno do trabalho científico e favorecer a imaginação e compreensão de conceitos. Somamos a esse cenário a importância da Alfabetização Científica (AC), compreendida aqui como uma perspectiva formativa mais ampla e crítica, na qual os alunos interagem com elementos, práticas e normas das ciências, proporcionando conhecimentos que possibilitam a tomada de decisões e posicionamentos conscientes. Considerando esses aspectos, nossa pesquisa tem por objetivo identificar se e quais elementos das obras de FC podem oportunizar o desenvolvimento da AC, buscando relações e aproximações entre essas duas áreas. Além disso, propomos a construção de uma Matriz de Análise Fílmica para a Educação Científica (MAFEC) que articule elementos cinematográficos e pressupostos da AC, servindo como ferramenta metodológica voltada à prática docente. Para isso, inserimos nossa investigação numa abordagem qualitativa e estruturada no formato de uma tese multipaper, composta por oito artigos de diferentes abordagens e articulados por textos intermediários, os "Hiperespaços", que promovem aprofundamentos teóricos e conexões entre os trabalhos. Os resultados apontam que as características presentes nas obras de FC dialogam com diversas premissas da AC, à medida que abordam elementos conceituais, relações entre ciência e sociedade, implicações éticas e políticas da ciência e tecnologia, questões socioambientais relevantes, entre outros aspectos que reforçam suas possibilidades de uso na educação científica.