PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: DAIANA DAMASCENO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANA DAMASCENO COSTA
DATA : 03/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO (https://conferenciaweb.rnp.br/sala/fernanda-79)
TÍTULO:

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA E EVOLUÇÃO A PARTIR DEIMAGENS E TRECHOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021-2024


PÁGINAS: 188
RESUMO:

A evolução dos seres vivos é um conceito estruturador da biologia, ocupando papel central na integração das diferentes ciências que estudam o mundo vivo. Alguns campos de estudo se destacam dentro da biologia evolutiva, como: a sistemática filogenética, que tem como objetivo recuperar as relações evolutivas entre os seres vivos; a evolução humana; e as explicações teleológicas, isto é, que visam estabelecer se existe um propósito ou direcionalidade na evolução.

Considerando a importância do ensino de evolução e dos livros didáticos no contexto educacional brasileiro, esta dissertação multipaper tem como objetivo geral investigar o tema da evolução no que concerne à sistemática filogenética, à evolução humana e às explicações teleológicas evolutivas nos livros didáticos voltados para o Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Este é o primeiro PNLD composto por livros didáticos escritos após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 e da reforma do Novo Ensino Médio, que impactou a organização dos conteúdos dos livros didáticos. Esta é uma pesquisa qualitativa de análise de documentos, como definido por Lüdke e André (1986). Foi utilizada no tratamento dos dados a metodologia estabelecida por Marshall e Rossman (2011).

No primeiro artigo, analisamos de que maneira as árvores filogenéticas são retratadas nas sete coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza voltados para o Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2021. Os resultados deste primeiro trabalho apontam que árvores filogenéticas foram encontradas em todas as coleções (57 imagens no total), porém com grande disparidade entre elas (enquanto a coleção com mais árvores apresentava 15 figuras, a com menor quantidade tinha apenas uma árvore filogenética). A maioria das figuras representava animais, com apenas 10 imagens referentes à evolução vegetal, nenhuma especificamente voltada para outros grupos de seres e três referentes aos grandes clados de seres vivos (os “cinco reinos” ou “três domínios”). No que se refere a evolução humana, foram encontradas 16 árvores filogenéticas que representavam as relações evolutivas  dos seres humanos com outros seres vivos. Um aspecto positivo é que algumas coleções traziam informações de como ler e interpretar as árvores, além de deixar claro que os diagramas eram hipóteses evolutivas construídas a partir dos dados científicos disponíveis quando as árvores foram construídas.

No segundo artigo, analisamos de que maneira o conteúdo de evolução humana é trabalhado nos livros didáticos, a partir dos textos dos livros e das imagens e diagramas evolutivos. Os resultados deste artigo mostram que a evolução humana é abordada em todos os livros, mas com grande disparidade de espaço dedicado ao tema. Diferentes imagens são utilizadas para ilustrar a evolução humana além dos diagramas evolutivos, como imagens que remetem à anagênese, comparações entre os seres humanos atuais e outros primatas ou hominídeos extintos, e aspectos socioculturais, como o ato de cozinhar, cuidar dos filhos ou passar ensinamentos aos mais novos. Algumas destas imagens traziam concepções de propósito ou direcionalidade para a evolução, como se ela tivesse o objetivo de levar ao surgimento dos seres humanos.

Finalmente, no terceiro artigo, analisamos a presença de explicações teleológicas nas sete coleções de livros didáticos, e verificamos se estas explicações poderiam ser consideradas inválidas em relação ao conceito de evolução. Foram encontradas apenas quatro explicações teleológicas dúbias e duas verdadeiramente inválidas no que se refere ao conceito de evolução biológica. Diversas expressões inválidas encontradas tinham como objetivo, na verdade, alertar os estudantes e os professores a evitarem esse tipo de concepção alternativa e não atribuir agência ou propósito para a evolução. 

De modo geral, os três artigos mostraram que ainda são necessárias melhorias e aprimoramentos no que tange o conteúdo de evolução nos livros didáticos analisados. Em relação à presença de árvores filogenéticas, os livros poderiam investir em mais trechos explicando o que são estes diagramas e como interpretá-los. No tocante à evolução humana, ainda existem, nestes trechos, diagramas que dão muito destaque à posição filogenética dos seres humanos em superioridade ao de outros seres, como se a evolução tivesse como objetivo levar ao surgimento dos seres vivos. No artigo três, identificamos alguns trechos e expressões que ainda associam propósitos e direcionalidade para a evolução.

Apesar disso, pode-se destacar que os autores dos livros didáticos estão atentos e evitam transmitir concepções erradas sobre evolução em suas obras. Esta pesquisa, portanto, visa contribuir para o constante e permanente esforço de avaliação sobre os livros didáticos que pode levar ao aprimoramento destes materiais, impactando positivamente no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HESLLEY MACHADO SILVA - UEMG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO AUGUSTO LUVISON ARAÚJO - UEM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA ELENA INFANTE-MALACHIAS - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATA APARECIDA DOS SANTOS ALITTO
Notícia cadastrada em: 19/05/2025 18:23
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod