Gênero e o Ensino de Matemática: Um olhar para a prática dos professores
As temáticas de gênero e educação sempre sofreram com ataques providos de uma base ideológica muito bem demarcada por perpetuar concepções que excluem e marginalizam as minorias de nossa sociedade, entretanto, nos últimos anos temos percebido que as perseguições estão sendo cada vez mais frequentes e que elas têm impactado de forma muito prejudicial os documentos educacionais e as salas de aulas. Se essas discussões não encontram respaldo nos documentos legais, logo não chegam às nossas escolas e muito menos às aulas de matemática, o que nos sinaliza sobre a relevância de abordarmos essa temática também em nossas aulas. Desse modo, buscaremos com esta pesquisa investigar se os professores que ensinam matemática entendem a temática de gênero como importante para a sua prática. Neste estudo, faremos uma pesquisa do tipo qualitativa, em que será realizado o levantamento bibliográfico sobre os documentos educacionais que discutem a temática de gênero, as entrevistas realizadas com os professores e a análise delas. Esta pesquisa será realizada em uma instituição de ensino localizada na cidade de São Paulo, com a participação dos docentes que ensinam matemática.