História das Ciências Africanas: aproximações e fissuras no contexto da formação docente para os anos iniciais
A utilização de Histórias das Ciências na Educação Científica vem sendo debatida há décadas, com investigações demonstrando seu potencial, enquanto metodologia pedagógica. Por outro lado, a articulação entre episódios históricos deve ser realizada cautelosamente, afinal, a propagação pseudo-histórica acolhe uma história linear, whiguista e, prevalentemente, eurocêntrica, relegando aos povos africanos um papel coadjuvante e, muitas vezes, passivo. Além disso, a formação docente, principalmente aquela destinada ao início da escolaridade, oferta lacunas consideráveis no ensino de ciências, emergindo questionamentos sobre a apropriação adequada do campo histórico-científico. Desse modo, a presente tese pretende se aprofundar nestas fissuras, buscando um mapeamento de como a História das Ciências Africanas comparece no contexto pedagógico, especificamente no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, este trabalho configura-se em formato multipaper, procurando uma aproximação gradativa com a temática, para uma melhor compreensão desta dinâmica educacional. Nessa linha, os artigos aqui apresentados trazem, primeiramente, uma abordagem de como a cultura africana é retratada em livros didáticos nacionais e, também, como a História das Ciências (Africana) comparece em livros didáticos destinados aos anos iniciais. Em um segundo momento, os artigos buscaram o acesso mais direto ao problema de pesquisa, através da produção de revisão bibliográfica, da construção histórica do continente africano e, consequentemente, de suas ciências e, finalmente, um estudo sobre as percepções docentes sobre a História das Ciências Africanas e sua possível implementação pedagógica. Cada um dos artigos apresenta metodologias investigativas e análise de resultados específicas, procurando diversos caminhos de pesquisa que corroborem com o objetivo desta pesquisa.