PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO LUÍS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO LUÍS DE SOUZA
DATA : 30/07/2025
HORA: 15:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Afetividade na relação professor-aluno na disciplina de Matemática e o uso de estratégias metacognitivas


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A questão que pretendo pesquisar é: tomando como referência professores de Matemática que reconhecidamente conseguem promover aprendizagem de seus alunos, há indícios de utilização de estratégias metacognitivas em suas práticas e qual o papel da afetividade na mediação que eles exercem? Parto do pressuposto de que a relação de professores e alunos, quando transpassada pela afetividade, interfere no processo de aquisição do conhecimento matemático. Para saber como isso se dá, serão selecionados professores de Matemática do ensino público que sejam notadamente considerados bons profissionais, à luz da aprendizagem do conhecimento matemático de seus alunos. Em termos de procedimentos metodológicos, pautarei em dados de modo a identificar como os respondentes percebem seu sucesso e como o justificam. Dois focos aí se destacam: o levantamento das atitudes e posturas mais comuns entre estes professores de Matemática nas suas relações com os alunos e as condições que criam para lecionar os conteúdos desta área do conhecimento. Será uma oportunidade para se conhecer como se dão as interações que mantêm com os alunos, centrando-me na forma como a afetividade permeia a mediação que exercem. Uma vez isto explanado, pretendo saber se podemos caracterizar estes profissionais como professores metacognitivos, por meio de abordar se a prática que eles exercem estão em consonância com a teoria de estratégias metacognitivas. Com isso, contarei com um montante de dados que podem auxiliar a esclarecer quais são as características (modos de ser, de pensar e de agir) dos professores que lhes permitem alcançar bons resultados no ensino da Matemática. Para a qualificação pretendo apresentar: 1) A proposta da estrutura da tese; 2)Capítulo afetividade e ensino de matemática; 3) Capítulo sobre a conexão existente entre a afetividade e o processo de ensino e aprendizagem da disciplina matemática na educação básica construído a partir de levantamento bibliográfico; 4) Proposta metodológica de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 037.247.986-36 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SIMONE ALVES DE ASSIS MARTORANO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - EVERTON BEDIN - UFPR
Notícia cadastrada em: 10/05/2025 10:03
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