ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP: Formação de professores e o currículo de ciências
A presente investigação está circunscrita ao campo da formação de professores, e mais especificamente ao Ensino de Ciência e à Alfabetização Científica e busca responder à questão de pesquisa: No contexto da Alfabetização Científica, em que medida a formação permanente desenvolvida em um curso de uma rede municipal aproxima o Currículo (Currículo da Cidade) e a prática docente? Com objetivo de descrever e interpretar as formas com as quais um curso, para professores de uma rede pública voltado à implementação de um currículo orientado pela Alfabetização Científica, promove aproximações entre a prática docente cotidiana e o currículo estabelecido. Para tal, utilizaremos a abordagem qualitativa de pesquisa, de modo a buscar evidências que alicerçam nosso argumento, a saber: a partir da formação permanente de professores é possível aproximar a prática docente do currículo estabelecido (Currículo da Cidade de São Paulo). Neste trabalho a metodologia se estruturou em análise documental, referente aos documentos balizadores do curso de professores, e análise de entrevistas de professores/as e formadores participantes do referido curso. As considerações e conclusões evidenciam que a formação permanente tem potencial de aproximação do currículo com a prática docente; entretanto, para a alfabetização científica crítica se consolidar são necessárias alterações na concepção de currículo e escola, para além da formação docente.