PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: SANDRA REGINA DORGAN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA REGINA DORGAN
DATA : 12/06/2025
HORA: 17:00
LOCAL: online
TÍTULO:

NATUREZA E SOCIEDADE:Educação para um metabolismo ecossocial estratégico


PÁGINAS: 155
RESUMO:

Dada a aceleração do colapso em curso do metabolismo ecossocial, urge a necessidade irrevogável de ressignificar as relações entre humanos e natureza e, com isso, a mudança do modo alienado de produção e reprodução da vida. Elegemos como estratégia uma alternativa civilizatória radical, o Ecossocialismo, para superar o desequilíbrio metabólico entre natureza e sociedade. Para tanto, trouxemos a seguinte questão: o Ecossocialismo e a Educação Ambiental (EA-crítica) podem subsidiar os educadores do Ensino Fundamental para contribuir com a urgente transição societária por meio da Educação Crítica Transformadora? Como ambos convergem à luta de classes, podem impulsionar a mudança dos paradigmas desta civilização para uma ordem societária democrática, ecológica e socialista não-produtivista. Assim, neste estudo, adotamos como caminho a luta de classes com foco na Educação para intervir no atual modelo dominante da racionalidade instrumental. Modelo este que constitui a subjetividade dos indivíduos a serviço da dominação ideológica vigente reprodutivista aplicada nas instituições de ensino, para o modelo do pensamento crítico para uma educação além do capital. No entanto, assumidos os pontos convergentes, encontramos pontos na teoria da EA-crítica que divergem da teoria marxista que fundamenta o Ecossocialismo. Seguimos com os pontos convergentes da EA-crítica e adotamos a Pedagogia Histórico-Crítica como referência da teoria marxista sem divergências com o Ecossocialismo. Assim, propomos a práxis educativa contra-hegemônica para o Ensino Fundamental com princípios também da Educação Politécnica da pedagogia socialista pós-revolução Russa, como ensino da Educação Crítica Transformadora. Essa Educação compreende a emancipação da prática docente como agentes sociais para mudar a subjetividade dos indivíduos e, com a práxis ecossocial, radicalizar a transformação da sociedade vigente. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 037.247.986-36 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON - USP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JEAN FRANÇOIS GERMAIN TIBLE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILO DE LELLIS SANTOS - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 06/05/2025 10:35
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