PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELMA RAMOS SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOELMA RAMOS SANTANA
DATA : 13/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

DA REPRODUÇÃO COMPARADA À DIVERSIDADE SEXUAL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, DE 1980 A 2020



PÁGINAS: 180
RESUMO:

A abordagem da sexualidade em espaço formal nunca foi tarefa fácil. A complexidade em torno do assunto está relacionada às disputas em impor as diferentes “verdades” entendidas a seu respeito. Partimos do pressuposto de que a sexualidade é inerente aos valores construídos pela sociedade e muito mais do que uma expressão biológica, constitui-se em expressão cultural fluida, marcada por dogmas, atitudes e valores que, à medida que envelhecem, rapidamente reivindicam novos espaços de discussão. O objetivo deste  estudo histórico-documental foi delinear as principais transformações na abordagem da sexualidade humana em livros didáticos de Ciências/Biologia durante o período de 1980 a 2020, bem como as inovações nas atividades propostas em relação aos seus objetivos e habilidades estimuladas. A escolha pelo livro didático como fonte de pesquisa deu-se por reconhecê-lo como importante ferramenta no cenário educacional brasileiro e tê-lo como um artefato cultural, resultante de disputas de diversos grupos da comunidade disciplinar, trazendo informações sobre seus contextos de produção, bem como os objetivos de ensino dos grupos e indivíduos envolvidos. Dado ao nosso longo recorte temporal e ao numeroso volume de dados, composto por 44 textos didáticos e 1501 atividades propostas, dividimos a pesquisa em duas frentes de trabalho, com objetivos distintos, e associamos diversas metodologias. Assim, no primeiro momento, por meio da Análise Temática dos textos didáticos, identificamos os temas que nortearam a abordagem da sexualidade. Além disso, fizemos uso da Transposição Didática Externa e do Modelo KVP, esforçando-nos em desvelar as implicações sociais que influenciaram a abordagem da sexualidade nesse artefato. No segundo momento, realizamos o processo analítico das atividades propostas. Construímos critérios para identificar as peculiaridades das atividades em relação aos temas estruturadores de seus textos base, bem como classificamos as atividades propostas quanto aos seus procedimentos, embasando-nos nos pressupostos de Pozo e Crespo (2009) e Silva et al. (2020). Os resultados mostram a existência de oito formas de abordagem da sexualidade ao longo dos anos e a predominância dos aspectos biológicos da sexualidade, que nomeamos, respectivamente, como: Reprodução e Morfologia Comparada; Reprodução e Conservação da Espécie; Reprodução e Processo Hormonal; Reprodução e Saúde; Reprodução Humana e Geral e, enfim, Sexualidade, Reprodução e Comportamento Sexual. A preocupação com os aspectos socioculturais e psicológicos alcançou o auge na década de 2000, por influência dos PCN. Na década seguinte, norteada pelo BNCC, os textos didáticos regridem ao viés médico-biológico, mas, por meio dos textos complementares, continuam tratando outros aspectos. No tocante às atividades propostas, identificamos cinco variedades de exercícios, a saber: Diagnósticas; Revisão e exploração do texto; Atividades extra-livros e Expressão e comunicação do conhecimento, que, em tese, são utilizadas para movimentar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Prevalece em todas as décadas as atividades que exigem memorização dos conteúdos conceituais, em detrimento de outros exercícios que articulam compreensão, estabelecimento de relações e expressão dos saberes. Ou seja, são propostas de pouca exigência intelectual, que mobilizam poucos conhecimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVIA LUZIA FRATESCHI TRIVELATO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ISABELA CUSTODIO TALORA BOZZINI - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 03/04/2025 17:10
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