ETNOMATEMÁTICA E JOGOS: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM BASE EM SABERES E PRÁTICAS CULTURAIS NO CURSO DE EXTENSÃO AFRICANIDADES/ UFABC
Ao longo da história, a matemática emergiu como um saber conectado às necessidades práticas das sociedades humanas, envolvendo cálculos, medições e organização espacial desde as primeiras civilizações, com contribuições de povos africanos, indígenas, asiáticos e árabes sendo cruciais para a construção do conhecimento matemático. No entanto, com a consolidação de uma perspectiva eurocêntrica, a matemática foi moldada como uma ciência hegemônica que promoveu um epistemicídio ao silenciar e marginalizar os saberes de outras culturas, servindo como ferramenta para reforçar dinâmicas de poder colonial, exclusão e desconsiderando a diversidade das produções científicas globais. No Brasil, isso se manifesta em um currículo educacional que frequentemente negligencia epistemologias não hegemônicas, perpetuando desigualdades e invisibilizando contribuições de outras culturas. Neste cenário, esta pesquisa busca enfrentar essas bases excludentes ao promover epistemologias que reconheçam, dialoguem e integrem saberes diversos, contribuindo para a superação de discriminações. O estudo propõe investigar como o ensino e a produção do conhecimento Etnomatemático pode atuar como instrumentos de desconstrução de práticas discriminatórias no campo educacional, com especial atenção ao curso de Extensão Africanidades/ UFABC, explorando o potencial transformador da Etnomatemática na construção de uma abordagem inclusiva, crítica e antirracista para o ensino da matemática.