A metacognição no processo de aprendizagem: regiões cerebrais ativadas
durante uma atividade metacognitiva e possíveis conexões
A metacognição faz parte da vida dos indivíduos diariamente em diversas tarefas corriqueiras,
sendo uma de suas definições pensar sobre o pensamento. Muitos estudiosos apontam o potencial
da metacognição para a aprendizagem, porém pouco se explora o desenvolvimento
metacognitivo no âmbito acadêmico, por meio de experimentos.
De acordo com a neurociência, a aprendizagem demanda de complexos processos cerebrais e,
por isso, o presente trabalho tem como objetivo exploratório identificar as áreas cerebrais
ativadas, quando estudantes de graduação manifestam a metacognição ao realizar uma atividade
de Química. Com isso, intenciona-se, a partir de técnicas da neurociência, identificar tais regiões
e relacioná-las a fim de explorar possíveis relações entre: Educação, Metacognição e
Neurociência. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Para
a coleta de dados, os estudantes irão realizar uma atividade de Química, em duplas, tendo
registro audiovisual, e os artefatos produzidos por eles serão recolhidos. Durante a realização
eles irão utilizar uma touca associada ao NIRS (espectroscopia do infravermelho próximo), que
irá detectar diferenças na oxigenação, possibilitando identificar regiões cerebrais acionadas
durante o experimento e na evocação do pensamento metacognitivo.