Uma perspectiva crítica socioambiental: o uso do rap "Chuva Ácida" nas aulas
A interseção entre educação, meio ambiente e cultura mostra potencialidades para promover um ensino capaz de aproximar os sujeitos de suas realidades com o mundo escolar. Partindo desse pressuposto, e pautados nas ideias freireanas que enfatizam a perspectiva crítica, essa pesquisa tem comoobjetivo promover uma formação crítica escolar utilizando a música rap “Chuva Ácida” como recurso pedagógico para abordar questões socioambientais. Adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para compreender as interações entre os estudantes e as letras selecionadas, possibilitando uma análise das mensagens contidas nas composições. O desenvolvimento do trabalho ocorreu em etapas: seleção das músicas, análise crítica das letras e identificação de elementos que reflitam as realidades e preocupações dos estudantes. A análise da letra “Chuva Ácida” foi realizada em conjunto com os alunos, que identificaram e discutiram trechos que evidenciam críticas sociais e ambientais, fomentando um diálogo reflexivo e enriquecedor. Os resultados indicam uma maior conscientização dos estudantes sobre questões ambientais, o fortalecimento de sua identidade cultural e a promoção de uma educação que articule teoria e prática, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade contemporânea.