EDUCAÇÃO SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE
Quando pensamos em educação sexual no ambiente escolar, surgem insegurança, receio e ansiedade. Uma coisa é a conversa descontraída com seus amigos, outra é ensinar para dezenas de adolescentes com vivências diferentes, criações diferentes e suas especificidades. Esta pesquisa tem como objetivos, identificaros desafios enfrentados pelos docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do ensino fundamental ao abordar temas relacionados à educação sexual. A pesquisa contou com duas fases e teve como participantes, professores de ciências que atuam nos anos finais (7º ao 9º ano) da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo (PMSP) A princípio foi encaminhado aos professores um formulário com questões referentes ao tema educação sexual e os desafios enfrentados ao abordar esse tema em sala de aula. Na segunda fase os docentes selecionados pelo formulário, participaram de uma entrevista desenvolvida a partir da seguinte questão: “Conte suas lembranças como estudante e como docente, relacionadas a educação sexual e sexualidade Para a análise dos dados, os áudios das entrevistas foram escutados atentamente, e suas transcrições foram lidas e relidas com o propósito de identificar possíveis mônadas nas narrativas dos participantes da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que os principais desafios que o professor enfrenta ao abordar assuntos relacionados à educação sexual e sexualidade em sala de aula frequentemente envolvem influências familiares e religiosas. Os educadores também se demonstram temerosos quanto a sua prática em sala de aula, inclusive com a possibilidade de acionar gatilhos nos estudantes ou então causar algum tipo de constrangimento.