PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: SABRINA PAULINO DE SOUZA MACIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA PAULINO DE SOUZA MACIEL
DATA : 03/02/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 801 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

O serviço de empréstimo de materiais em museus de ciências


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Os museus e centros de ciências têm assumido, ao longo do tempo, um papel educativo significativo, ultrapassando suas funções tradicionais de conservação e exposição de acervos. No Brasil, essas instituições oferecem, entre outros serviços, o empréstimo de materiais educativos, como kits didáticos, réplicas e objetos de suas coleções, que podem ser utilizados por professores da educação básica. Esta dissertação, desenvolvida no formato multipaper, analisa esse serviço sob diferentes perspectivas, contribuindo para o entendimento e aprimoramento das interações entre educação formal e não formal. A pesquisa é composta por três artigos independentes e complementares, cada um abordando objetivos específicos: (I) identificar a abordagem do tema nas pesquisas brasileiras no âmbito da educação não formal; (II) descrever o serviço de empréstimo de materiais em museus e centros de ciências do estado de São Paulo, caracterizando procedimentos, orientações e demais informações disponíveis nos websites institucionais; e (III) analisar como os professores se relacionam com o serviço de empréstimo oferecido pelas instituições museológicas. Metodologicamente, a pesquisa utiliza uma abordagem quali-quantitativa. O primeiro artigo realiza uma análise bibliográfica, utilizando o portal de periódicos da CAPES, de 33 estudos publicados na última década sobre educação não formal e museus, identificando lacunas na produção científica sobre serviços de empréstimo. O segundo artigo se baseia em uma análise documental dos websites institucionais de museus no estado de São Paulo, identificando que apenas cinco museus, todos vinculados à Universidade de São Paulo, oferecem serviços estruturados de empréstimo, com destaque para o Museu de Zoologia e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP. O terceiro artigo analisa a percepção de professores por meio de questionários aplicados a quinze participantes. Os resultados indicam que, apesar do potencial dos materiais educativos, muitos professores desconhecem sua existência ou enfrentam barreiras logísticas e burocráticas para utilizá-los. A dissertação conclui que há uma necessidade urgente de maior investimento, divulgação e acessibilidade nos programas de empréstimo de materiais educativos em museus. Tais iniciativas não apenas ampliam o impacto social dos museus, mas também fortalecem sua função educativa, promovendo uma integração mais profunda entre escolas e museus. A pesquisa aponta caminhos para a superação de obstáculos, como a necessidade de formação docente, desenvolvimento de políticas públicas que incentivem o uso desses recursos e parcerias entre universidades e museus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILA MARTINS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CHARLLINE VLADIA SILVA DE MELO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MÁRCIA FERNANDES LOURENÇO - USP
Notícia cadastrada em: 18/12/2024 16:54
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod