A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo principal responder quais podem ser os pressupostos que devem orientar a inserção da Educação Financeira – EF na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Seu principal referencial teórico é a Educação Matemática Crítica – EMC. A dissertação está estruturada no formato multipaper, composta por um conjunto de três artigos científicos que, uma vez articulados, respondem ao objetivo geral da pesquisa. No primeiro artigo, em relação à metodologia, fez-se uma revisão sistemática da literatura, que teve por objetivo verificar em torno de quais eixos temáticos estão organizados os trabalhos científicos, publicados em periódicos nacionais e internacionais, que de alguma forma relacionaram EF e EMC. O segundo artigo, que tem no ensaio teórico sua abordagem metodológica, discutiu aspectos profissionais do planejamento financeiro pessoal, com o objetivo de propor temáticas que possam orientar a EF na sala de aula da EJA. Por fim, o terceiro artigo, que teve a pesquisa de campo como metodologia, objetivou verificar o que manifestam os estudantes da EJA a partir da execução de uma tarefa sobre a EF. A produção dos dados deu-se através de observação participante, de gravações em áudio e vídeo, de anotações no caderno de campo do pesquisador e das produções dos estudantes. Nos dados, foram identificados eventos críticos relacionados ao objetivo do artigo, que foram analisados na perspectiva da EMC e das características do público da EJA. Como resultado da articulação entre os artigos e o referencial teórico da pesquisa, formulou-se que a inserção da EF na EJA deve ser orientada por pressupostos que considerem tanto a forma de ensino, quanto o conteúdo a ser ensinado. Em relação à forma, dentre outros aspectos, destacou-se a importância de priorizar os cenários para investigação, a iniciativa e a crítica dos estudantes, assim como valorizar e acolher os backgrounds desses estudantes e estimular reflexões sobre seus foregrounds. Quanto ao conteúdo, orientou-se que seja priorizado o ensino do planejamento financeiro, pautado em situações da vida real, de forma a estimular a matemacia. A EMC é apresentada como uma tendência na educação matemática que pode ser considerada pelos docentes para o desenvolvimento da Educação Financeira Escolar – EFE na EJA.