Saberes do adulto professor: um olhar para a prática do formador de formadores em ciências.
O presente trabalho aborda a formação continuada de professores no Brasil, discutindo sua importância para a qualidade da educação pública e os desafios encontrados em sua implementação. Em um primeiro momento, a análise se baseia nas respostas de coordenadores pedagógicos de uma rede municipal de São Paulo, visando compreender suas percepções após a implementação de uma trilha formativa, conforme estabelecido pela Lei 11.738/2008. Ademais, a investigação em tela acompanha o trajeto de uma coordenadora pedagógica durante processos formativos de docentes na área de ciências. Para tanto, a presente pesquisa apoia-se na concepção e saberes articulados ao adulto professor, bem como o modelo consensual refinado do conhecimento pedagógico dew conteúdo. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, que permitiu identificar lacunas no processo formativo da rede de ensino analisada. Os resultados mostram que muitos coordenadores pedagógicos não se percebem como formadores de professores. Suas percepções estão predominantemente voltadas para o trabalho administrativo, que muitas vezes sobrecarrega suas funções pedagógicas. Em vez de focar na formação de professores, suas atividades são dominadas por aspectos administrativos, o que prejudica o objetivo principal da formação continuada. A análise revelou, também, que, embora a trilha formativa tenha sido implementada, a percepção dos coordenadores pedagógicos sobre seu papel e suas funções pode estar limitando a eficácia da formação continuada.