EM BUSCA DE CONEXÕES ENTRE A TEORIA DOS NÚMEROS ACADÊMICA E ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: um estudo documental com foco nos conceitos de divisibilidade e primalidade de números inteiros
A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo identifica possíveis conexões entre a matemática acadêmica e a matemática escolar, no que tange aos conceitos de divisibilidade e primalidade de números inteiros, conteúdos inseridos no campo da Teoria dos Números, com vistas a que estas conexões possam ser utilizadas como ferramentas que oportunizem o desenvolvimento de conhecimentos profissionais durante uma formação inicial de professores de matemática. Esta pesquisa se justifica pela literatura recente tendo em vista a existência de um distanciamento entre cursos de formação de professores e a realidade escolar anteriormente vivenciada e futuramente pretendida por estes professores em formação, assim como o hiato entre a formação matemática e pedagógica oferecida aos licenciandos, fatos que prejudicam o desenvolvimento de conhecimentos profissionais por parte dos futuros professores. Neste contexto, o campo da Teoria dos Números, apesar de ocupar um espaço subvalorizado nas universidades e nas pesquisas em Educação Matemática, é reconhecido como potencial para o desenvolvimento dos supracitados conhecimentos. Optamos, pois, por uma pesquisa documental, numa perspectiva qualitativa, interpretativista e caracterizada como exploratória, realizada por meio da análise do currículo prescrito das licenciaturas em matemática e da Educação Básica, em busca de informações que nos permitam estabelecer conexões entre os dois níveis de ensino. Também utilizamos a análise documental do currículo planejado de cinco formadores de professores que já lecionaram a disciplina Teoria dos Números em suas instituições, centrando-nos em possibilidades que tornem estas conexões exequíveis ao longo de uma disciplina de Teoria dos Números da licenciatura em matemática . Estes dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial da metodologia de análise de conteúdo. Nos resultados encontrados, apesar da pouca informação no currículo das licenciaturas, conseguimos estabelecer conexões a partir da matemática escolar em direção aos seus alicerces na matemática acadêmica. Em relação à exequibilidade destas conexões, encontramos no planejamento de alguns formadores momentos, que permitem espaços para a utilização destas conexões, sem prejuízo ao cronograma. A respeito dos conhecimentos profissionais de professores de matemática, nas duas análises conseguimos encontrar indicativos de aspectos deste conhecimento que são apresentados como objetivos durante a formação inicial, e que poderiam ser desenvolvidos a partir do estabelecimento destas conexões.