UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE POSSIBILIDADES DE INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO VIVENCIAL, MANIFESTADO PELOS ESTUDANTES EM AULAS DE MATEMÁTICA, ÀS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM CONSONÂNCIA COM O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Este trabalho diz respeito a uma pesquisa de mestrado em andamento que busca investigar sobre possibilidades de incorporação do cotidiano vivencial, manifestado pelos estudantes em aulas de matemática, às ações pedagógicas desenvolvidas em consonância com o Programa Etnomatemática. Tem como objetivos: identificar possibilidades de manifestação pelos estudantes de sua cultura e/ou contexto social e de saberes não escolares de Matemática em seu cotidiano; identificar possibilidades de incorporação de saberes, fazeres e interesses dos estudantes nas aulas de matemática; identificar possibilidades de estabelecer conexões entre os saberes dos estudantes manifestados no desenvolvimento de diferentes atividades e a matemática escolar. A pesquisa tem natureza qualitativa. Os referenciais teóricos utilizados referem-se ao Programa Etnomatemática e seus desdobramentos em contextos da escola. Os dados foram produzidos em 2023 a partir de práticas realizadas em aulas de Matemática do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de São Paulo, abordando principalmente o conteúdo de grandezas e medidas. Os dados serão analisados utilizando metodologia de inspiração etnográfica, segundo dois possíveis eixos elaborados com base nos objetivos específicos: o primeiro eixo considerando os dois primeiros objetivos específicos e o segundo eixo considerando o terceiro objetivo específico. As reflexões feitas até o momento apontam possibilidades de incorporar saberes dos estudantes às práticas de sala de aula, como os manifestados nas atividades relacionadas a medidas, à confecção da receita culinária e à construção do mapa coletivo. Também apontam possibilidades de relacionar os conhecimentos dos estudantes à matemática escolar, como por exemplo, o uso do livro didático.