PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: FABIO PINTO DE ARRUDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIO PINTO DE ARRUDA
DATA : 12/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: http://conferenciaweb.rnp.br/sala/marcelo-177
TÍTULO:

SITUAÇÕES DE TRABALHO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: Sentidos da alienação, da contradição e da tomada de consciência atribuídos por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica


PÁGINAS: 400
RESUMO:

A pesquisa investiga os sentidos atribuídos por estudantes da educação superior tecnológica e sua relação entre situações de trabalho e aspectos conceituais das ciências durante o processo de ensino e aprendizagem. Justifica-se principalmente pelo fato da extinção de profissões operacionais e o surgimento de outras mais complexas impulsionadas pelos avanços tecnológicos, num cenário de limitação político-educacional brasileiro de formação profissional do trabalhador. O estudo tem como principal aporte teórico a teoria da atividade humana, proposta por Leontiev, que conceitua os processos de desenvolvimento do psiquismo (consciência) humano no contexto do trabalho. Considera-se como pressuposto filosófico o materialismo histórico-dialético e na dimensão metodológica os princípios da teoria histórico-cultural. Por isso, adota-se como procedimento de pesquisa o experimento formativo caracterizado pela participação ativa do pesquisador na aprendizagem dos estudantes, assim como de ações planejadas e sua interação com os dados coletados. O estudo envolve o pesquisador-participante e vinte e dois estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), matriculados na disciplina de Ventilação Local Exaustora, de uma faculdade pública, localizada no Município de São Paulo, do curso de refrigeração, ventilação e ar-condicionado. O desenvolvimento da pesquisa está ancorado pela aplicação de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA), baseadas em tarefas práticas e experimentais elaboradas intencionalmente para gerar reflexões e discussões ao envolver aspectos conceituais da Física, da Matemática e da prática do trabalho profissional. A análise se concretiza pela realização de uma triangulação dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, questionários e produção escrita, além das observações diretas realizadas pelo pesquisador. Como resultado surgiram inúmeras evidências coletadas dos estudantes ao se revelar o sentido da alienação, associados aos motivos do conhecimento tácito, da aplicação utilitária e da mais valia; o sentido da contradição, cujos motivos se relacionam ao processo de operações inconscientes e ações conscientes; e o sentido de tomada de consciência, o qual abrange um movimento complexo motivado por deduções equivocadas e refutadas por análises fundamentadas. Conclui-se que é possível modificar a atribuição de sentidos do estudante-trabalhador pelo processo de ensino e aprendizagem na EPT a partir da compreensão de que a mudança precisa ser mediada pelo professor durante o movimento de aprendizagem porque necessita produzir impacto contraditório na consciência do indivíduo alienado pelo lugar cultural e histórico de pertencimento por ele ocupado na sociedade. Assim, o seu desenvolvimento humano e integral se torna uma realidade pelos sentidos e motivos da aprendizagem atribuídos quando se evidencia na pesquisa a sua tomada de consciência ao refletir a relação entre os aspectos conceituais do ensino de ciências e o fazer da prática vivenciados tanto na escola quanto nas situações de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746094 - MARIA INES RIBAS RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA LÚCIA PANOSSIAN - UTFPR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ENÉAS DE ARAÚJO ARRAIS NETO - IFCE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO DA CUNHA PINTO NETO - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - NEUTON ALVES DE ARAÚJO - UFPI
Notícia cadastrada em: 09/08/2024 10:17
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