A formação dialógica de professores para o ensino de botânica: narrativas de um processo formativo
A presente pesquisa visa narrar as experiências realizadas ao longo de uma pesquisa de doutorado envolvendo a formação de professores para o ensino de botânica em uma perspectiva crítica. Esse é um trabalho desenvolvido na perspectiva da pesquisa-ação que tomou como base os dados obtidos em um curso de extensão universitária de formação de professores, seja a partir do levantamento de concepções dos sujeitos envolvidos por meio de entrevistas e questionários, seja a partir da análise do desenvolvimento do próprio curso de extensão. Tal curso baseou-se na abordagem pedagógica dos três momentos pedagógicos, e na perspectiva crítica da abordagem freireana sobre a educação e o ensino. A tese esta organizada no formato multipaper, organizados em artigos que irão abordar os seguintes aspectos: O processo de ensino de botânica e formação de professores; o processo de planejamento e execução do referido curso de extensão; a interpretação de imagens relacionadas à biodiversidade; a relevância da dialogicidade no processo de construção e execução do curso à luz das concepções dos professores; a influência da inclusão dos professores no processo formativo por meio da co-criação de materiais; a contemporaneidade do pensamento de Freire para o ensino de Ciências; e um estudo sobre a influência do curso na formação dos envolvidos na organização. Logo, o objetivo da presente pesquisa é investigar as possibilidades e desafios no processo de formação de professores para o ensino de Botânica nesta perspectiva, apontar possibilidades para o campo, visto que a bibliografia especializada aponta que esta é uma área da formação docente que carece de formações críticas e contextualizadas, e por fim, estabelecer conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática dos professores atuantes. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a mitigação deste cenário, além de auxiliar futuras pesquisas na área no que diz respeito as problemáticas citadas, além disso a partir da análise dos dados foi possível perceber a necessidade da busca de formações de professores que sejam pautadas em uma perspectiva crítica sobre o ensino de botânica. Nota-se que a formação influenciou positivamente a formação dos sujeitos envolvidos, sendo tal observação principalmente oriunda da valorização do processo dialógico sobre o ensino de botânica, e a valorização de aspectos multidisciplinares sobre esse tema, trazidas pelos sujeitos envolvidos com a pesquisa.