PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA SARMENTO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA SARMENTO SANTOS
DATA : 03/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/giselle-3 (senha: complexidade)
TÍTULO:

Uma proposta de aulas de ciências pautada por elementos da complexidade e da educação CTS

 

PÁGINAS: 110
RESUMO:

Abordagens fragmentadas e simplificadoras para tratar de assuntos da realidade podem levar à alienação e homogeneização cultural e de pensamento, negligenciando a formação integral dos sujeitos em meio à complexidade do nosso mundo dinâmico. A escola, enquanto espaço de desenvolvimento dos indivíduos, deve promover reflexões que propiciam a construção de uma conscientização crítica e contextualizada. Diante disso, essa dissertação desenvolvida em formato multipaper, busca contribuir para o ensino de ciências crítico, complexo e reflexivo. Tem como objetivos principais (i) apresentar e discutir elementos da complexidade em paralelo a reflexões acerca do pensamento sistêmico, e identificar parâmetros que os caracterizam; (ii) discutir diferentes enfoques relacionados à educação ambiental e as possibilidades de articulação com abordagens CTS; (iii) identificar elementos da complexidade e suas aproximações com fundamentos da educação CTS em uma proposta de aula de ciências (“Células: como são e se organizam?”) desenvolvida em parceria com o grupo de pesquisa GrECC e professoras da escola básica; (iv) ampliar as potencialidades envolvendo a proposta de aula. Metodologicamente, toma-se a Análise Textual Discursiva para análise de dados obtidos durante o desenvolvimento e construção da proposta de aulas, bem como para estudos de referenciais teóricos e identificação de categorias temáticas que organizam a estrutura de cada artigo/capítulo. Assim, espera-se contribuir para uma educação sensível às dinâmicas sociais e culturais para promover uma aprendizagem crítica e inclusiva, em meio ao mundo em constante transformação, influenciado pela ciência e tecnologia.


 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA JÚLIA LEMOS ALVES PEDREIRA - UNB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - Janilse Fernandes Nunes - PUC-RS
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 08:16
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod