PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: REGINALDO GUILHERMINO CABRAL LIBORIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINALDO GUILHERMINO CABRAL LIBORIO
DATA : 01/10/2024
LOCAL: meet.google.com/gqb-fary-dsr

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA: perspectivas de formação docente

Esta pesquisa de doutorado, parte da seguinte problemática: a História da educação matemática – Hem na formação dos professores que ensinam matemática - PEM, a partir da produção científica contemporânea, vem sendo compreendida a partir de qual perspectiva de formação docente? Utilizamos como fontes de dados a produção científica contemporânea (teses de doutorado e dissertações de mestrado) defendidas no período de 2010 a 2020 em programas de pós-graduação brasileiros e os livros sínteses de cinco edições do ENAPHEM (Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática) do período de 2012 a 2020. O objetivo geral deste metaestudo consistiu em investigar a perspectiva de formação docente subentendida na produção científica contemporânea que possui como objeto de estudo a Hem na formação do PEM. Partimos da hipótese de que o pesquisador, ao produzir uma investigação científica, apresenta elementos no texto, mesmo que de forma latente, que podem caracterizar um enfoque de formação de professores. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi a Hermenêutica de Profundidade, complementado pelo referencial da Análise de Conteúdo. Os referenciais que embasaram as interpretações deste estudo são as teorias que discutem as perspectivas/orientação de formação docente e a História da educação matemática. A partir da análise da produção científica e da articulação com os referenciais teóricos, foi possível identificar uma ênfase dos discursos para aspectos relativos à perspectiva acadêmica - enfoque compreensivo, principalmente no tocante ao processo de constituição e desenvolvimento histórico do conhecimento matemático escolar e da profissionalização docente; a perspectiva prática – enfoque reflexivo sobre a prática, também apresenta uma participação significativa nos argumentos analisados, no que tange a relevância da formação de um professor pesquisador com postura crítica e problematizadora, o qual deve analisar criticamente as práticas historicamente construídas com o propósito de utilizá-las como suporte para a compreensão de elementos das práticas contemporâneas.

Presidente - Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIRIAN MARIA ANDRADE GONÇALEZ - UTFPR