Uma análise histórico-crítica dos conteúdos de educação alimentar e nutricional em livros didáticos de Química
Este trabalho consiste na análise das coleções dos livros didáticos de química do PNLD/2018 sob a temática da educação alimentar e nutricional (EAN). O referencial teórico adotado foi a pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani, teoria com viés socialista desenvolvida a partir da década de 1980 por meio de críticas às teorias educacionais mais populares da época, tais como o escolanovismo, a pedagogia tecnicista e a escola dualista. As análises se valeram das técnicas de análise de conteúdo. Partiu-se de uma leitura prévia de alguns capítulos das obras selecionadas e, na sequência, foi feita uma busca por termos relacionados ao tema da EAN em cada volume e, gerando dados quantitativos. Posteriormente, foram feitas análises de cada tema e dos conteúdos químicos relacionados aos termos encontrados. Os resultados prévios mostram que há predominância do ramo da química orgânica e que há temas para além da EAN nesses materiais, mas que também se aproximam da referida temática, tal como a produção dos alimentos. Portanto, a temática do "agro" está presente nos livros didáticos e faz-se necessário o questionamento acerca do que a pedagogia histórico-crítica poderia propor como material didático, em alternativa às obras do PNLD.