PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: VANESSA PUERTA VERULI

DISCENTE : VANESSA PUERTA VERULI
DATA : 19/06/2024
LOCAL: online - https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/natalia-8/

Ciência cidadã e abelhas nativas em Unidades de Conservação: educação ambiental e participação

Iniciativas de ciência cidadã podem ser processos científicos importantes para cobrir lacunas de conhecimento sobre a biodiversidade. O conhecimento sobre as espécies de abelhas nativas do Brasil foi invisibilizado após a introdução das abelhas do gênero Apis. Na presente pesquisa objetivamos: 1. refletir sobre o epistemicídio das abelhas nativas e a possibilidade da inserção da história das mesmas em atividades educacionais realizadas em Unidades de Conservação (UCs - áreas protegidas) sob a perspectiva da ciência cidadã; 2.avaliar desafios e possibilidades de adoção da ciência cidadã para o monitoramento de abelhas nativas, nas atividades rotineiras de UCs administradas pela Fundação Florestal (SP), a saber: Parque Estadual do Jaraguá, Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins (composto da Estação Ecológica da Juréia, Parque Estadual do Itinguçu e Reservas de Desenvolvimento Sustentável Barra do Una e Despraiado) e Área de Proteção Ambiental do Parque e Fazenda do Carmo; e 3. analisar a implantação de um projeto piloto de monitoramento participativo de abelhas nativas nestas UCs. A pesquisa teve caráter qualitativo, com perspectiva epistemológica construcionista, mediante a realização de ensaio teórico e de entrevistas semiestruturadas com as equipes das UCs, bem como observação participante. Em um ensaio teórico (capítulo 1), trouxemos a reflexão sobre as UCs como potenciais espaços educadores decoloniais, que possibilitam atrelar ações de educação ambiental, sob a perspectiva crítica, e de ciência cidadã para visibilização das abelhas nativas. Ainda, comentamos sobre o papel de gestores e monitores ambientais como multiplicadores potenciais desse conhecimento. No capítulo 2, foram realizadas entrevistas com atores sociais das UCs participantes do estudo, as quais foram transcritas. Realizou-se análise de conteúdo nas transcrições, a partir da qual emergiram categorias de respostas que foram organizadas em quatro dimensões: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (análise FOFA). As categorias representativas da dimensão “força” foram citadas 87 vezes, seguida da dimensão “oportunidades” (56 vezes), “fraquezas” (38 vezes) e “ameaças” (30 vezes). Esses resultados evidenciam um olhar otimista dos entrevistados em relação à implantação de um programa de ciência cidadã voltado para o estudo das abelhas nativas nas UCs. Finalmente, as UCs realizaram a implantação piloto de projetos de ciência cidadã como parte da iniciativa “Abelha aqui! Abelha lá!” (capítulo 3), e a observação das práticas evidenciou diferenças entre elas, como a escolha por diferentes estratégias de elaboração dos projetos e materiais de apoio, bem como diferenças na capacidade de implementação dos projetos a curto prazo. Esses resultados permitiram-nos concluir que, embora a ciência cidadã para o monitoramento das abelhas nativas seja vista de maneira positiva e com muito entusiasmo pelas equipes das UCs, existem vários desafios de gestão que afetam a implementação e continuidade a longo prazo de projetos e ações que adotam essa abordagem.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSANA LOURO FERREIRA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS