PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: JUSSARA ALMEIDA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSSARA ALMEIDA BEZERRA
DATA : 18/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online - https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/natalia-8/
TÍTULO:

Avaliação de aprendizagens por meio de sequênncia de ensino-aprendizagem com ciência cidadã e desperdício de alimentos no espaço escolar


PÁGINAS: 117
RESUMO:

O tema do desperdício de alimentos, bem como seus impactos para a sustentabilidade e Saúde Planetária, está oculto no currículo do ensino de Ciências. Devido à complexidade e abrangência do tema, são estratégicas as abordagens escolares que proporcionem experiências em que os estudantes vivenciem práticas de investigação almejando a adoção de novos comportamentos. O presente estudo buscou verificar como a Ciência Cidadã (CC) pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos sobre alimentação sustentável e comportamentos pró-ambientais, levando em consideração os pressupostos do ensino e aprendizagem por investigação. Os objetivos foram: i) verificar a redução do desperdício de alimentos nas escolas pesquisadas; e ii) avaliar os resultados de aprendizagem por meio de indicadores para avaliação de aprendizagens em CC (conhecimentos, habilidades, interesse, motivação, autoeficácia e comportamento). A partir de uma sequência de ensino-aprendizagem com CC, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de dez escolas do município de São Bernardo do Campo - SP exploraram aspectos sobre o desperdício de alimentos ao: investigar a problemática no espaço escolar, coletar e analisar dados, divulgar dados e conhecimentos em plataforma de CC, bem como ao expressar de que maneira os novos saberes poderiam ser aplicados a mudanças de comportamentos de caráter pró-ambiental. Os resultados revelaram uma redução significativa, de 70,4% em média, no desperdício de alimentos nas escolas envolvidas no estudo. Essa redução foi corroborada por aprendizagens em CC baseadas na ampliação do interesse dos alunos pela ciência e pelo meio ambiente, bem como pelo aprofundamento do conhecimento em ciências e das habilidades de investigação científica. Observou-se aumento do número de estudantes que identificam a ocorrência do desperdício de alimentos e elaboram hipóteses com fundamentação científica sobre o fenômeno e possibilidades de eliminação. Também se constatou que a proposta de intervenção pedagógica com CC contribuiu para o avanço de aprendizagens relacionadas a um grupo de habilidades que denominamos de socioemocionais, entre elas: 1. autoeficácia, ao verificar aumento do quantitativo de estudantes que afirmaram se sentirem capazes de escolher com mais critérios os alimentos e, consequentemente, eliminar o desperdício; 2. motivação e comportamento para gestão ambiental, pela identificação de intencionalidade e tendência para práticas de ativismo ambiental por parte dos estudantes, ao sinalizarem o desejo de compartilhar sobre a necessidade de se eliminar desperdício aos sujeitos internos e externos ao espaço escolar; além da identificação de um novo indicador de avaliação de aprendizagens em CC: 3. afetividade pró-ambiental, que descreve as emoções e sentimentos dos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem, como o fato de expressarem intenção de mudar comportamentos devido à vinculação estabelecida com o ambiente e com as questões que os cercam, por um processo ao qual denominamos ambiência. Concluímos sugerindo a CC no contexto escolar como: a) uma possibilidade de mudança de paradigma educacional, denominado "matética", com foco na promoção de aprendizagens em Ciências pautado na centralidade dos estudantes no processo pedagógico, desde o planejamento até a avaliação; b) um caminho para investigações sobre as inter-relações e processos de vinculação entre estudantes e ambiente para a adoção de condutas sustentáveis; e c) uma estratégia de relevância para a popularização dos conceitos e práticas em CC. Finalmente, propomos investigações sobre as interfaces entre a Psicologia Ambiental e o ensino de Ciências por meio de propostas em CC nos ambientes escolares, inclusive a pesquisa de novos indicadores de avaliação para esse campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TATIANA SOUZA DE CAMARGO - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RODRIGO ARANTES REIS - UFPR
Notícia cadastrada em: 30/05/2024 10:01
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