Ensino de Matemática em uma perspectiva Etnomatemática: professores polivalentes em foco
Este relatório tem como objetivo principal trazer à tona os encaminhamentos feitos na pesquisa de mestrado em andamento que visa refletir sobre a formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), aqui denominados polivalentes, condição na qual a própria pesquisadora como docente polivalente se situa. Apresenta como tema central a relação do professor polivalente com o ensino da matemática, suas necessidades e possibilidades considerando a formação inicial desse profissional e seus possíveis envolvimentos (ou não) com a Etnomatemática, uma tendência em Educação Matemática. A pesquisa busca responder: Como a etnomatemática pode contribuir para os professores de forma a desenvolver abordagem de ensino mais multicultural e inclusiva? As bases teóricas desta pesquisa encontram-se alicerçadas em estudos sobre a profissionalização do trabalho docente e formação de professores, pautadas em autores de referência na área, aliados às propostas relacionadas à Etnomatemática. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, envolve uma parte teórica relacionada a uma revisão da literatura sobre o tema central com foco na questão de pesquisa; e uma parte de campo, que consiste na perspectiva de constituição de um grupo focal com professoras polivalentes que se aventurem a participar da pesquisa e promover trocas entre si em colaboração com a pesquisadora numa formação pedagógica a ser realizada de forma híbrida, parte remota e parte na Universidade. Esse grupo pode incluir ou não professoras polivalentes da escola em que a pesquisadora atua, a depender das tratativas em andamento. Para isso, a pesquisadora deve elaborar uma proposta de formação continuada por meio de uma ação de extensão a ser submetida à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC. Os instrumentos de coleta de dados propostos pela pesquisadora envolvem: 1. Questionários aos docentes participantes objetivando levantar dados que permitam mapear o perfil desses docentes. 2. registros escritos e em áudio ou vídeo obtidos a partir da ação de extensão. A análise dos dados será encaminhada a partir desses registros e estará em construção após sua organização. O que se espera como contribuição da pesquisa é criar subsídios à discussão sobre o ensino de matemática e o professor polivalente, de modo que este acolha visões multiculturais e etnomatemáticas que se aproximem da diversidade e culturalidade presentes em sua sala de aula.