PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: PAULO DANTE DE TOLEDO SERRAIN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO DANTE DE TOLEDO SERRAIN
DATA : 21/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade federal do ABC
TÍTULO:

Oportunidades de aprendizagem profissional vivenciadas por professores ao planejar, desenvolver e refletir sobre suas aulas em um processo formativo acerca do raciocínio matemático

 


PÁGINAS: 154
RESUMO:

A formação de professores, tanto inicial quanto continuada, apresenta um longo histórico de dificuldades agravados, dentre outros fatores, pela falta de conexão entre a formação docente e a prática e uma carência na compreensão sobre como professores aprendem. Estudos indicam que processos formativos eficientes consideram a realidade prática do professor e devem contemplar o que se entende por oportunidades de aprendizagem profissional. Com isso em vista, o modelo PLOT propõe um design para processos formativos ancorados na prática que propicia a promoção, identificação e análise de oportunidades de aprendizagem profissional. Assim, na seara da formação de professores que ensinam matemática, este trabalho teve como objetivo evidenciar e compreender as oportunidades de aprendizagem profissional promovidas a professores que planejaram, desenvolveram e refletiram sobre suas aulas em um processo formativo desenhado a partir do modelo PLOT. Para atingir o proposto, a pesquisa de caráter qualitativo interpretativista, contou com entrevistas semiestruturadas com esses professores e um roteiro de respostas. A partir disso, apresentam-se as análises dos excertos das entrevistas em que se observou as oportunidades de aprendizagem profissional referentes ao conhecimento profissional docente e ao raciocínio matemático. Como resultado observamos diferentes oportunidades de aprendizagem profissionais referentes ao conhecimento profissional docente e ao raciocínio matemático para cada um dos professores entrevistados. Além disso, evidenciamos que design do processo formativo efetivamente favoreceu a oportunização destas aprendizagens profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS TREVISAN - UTFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIANE MARIA DE OLIVEIRA ARAMAN - UTFPR
Notícia cadastrada em: 10/05/2024 11:08
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod