Oportunidades de aprendizagem profissional vivenciadas por professores ao planejar, desenvolver e refletir sobre suas aulas em um processo formativo acerca do raciocínio matemático
A formação de professores, tanto inicial quanto continuada, apresenta um longo histórico de dificuldades agravados, dentre outros fatores, pela falta de conexão entre a formação docente e a prática e uma carência na compreensão sobre como professores aprendem. Estudos indicam que processos formativos eficientes consideram a realidade prática do professor e devem contemplar o que se entende por oportunidades de aprendizagem profissional. Com isso em vista, o modelo PLOT propõe um design para processos formativos ancorados na prática que propicia a promoção, identificação e análise de oportunidades de aprendizagem profissional. Assim, na seara da formação de professores que ensinam matemática, este trabalho teve como objetivo evidenciar e compreender as oportunidades de aprendizagem profissional promovidas a professores que planejaram, desenvolveram e refletiram sobre suas aulas em um processo formativo desenhado a partir do modelo PLOT. Para atingir o proposto, a pesquisa de caráter qualitativo interpretativista, contou com entrevistas semiestruturadas com esses professores e um roteiro de respostas. A partir disso, apresentam-se as análises dos excertos das entrevistas em que se observou as oportunidades de aprendizagem profissional referentes ao conhecimento profissional docente e ao raciocínio matemático. Como resultado observamos diferentes oportunidades de aprendizagem profissionais referentes ao conhecimento profissional docente e ao raciocínio matemático para cada um dos professores entrevistados. Além disso, evidenciamos que design do processo formativo efetivamente favoreceu a oportunização destas aprendizagens profissionais.