Componentes curriculares semipresenciais em cursos de graduação: um estudo de caso na UFABC
Nos últimos anos, a Educação a Distância (EaD) tem experimentado um crescimento significativo, desafiando o paradigma educacional tradicional. Este avanço suscita questões cruciais, incluindo a formação docente e a implementação de práticas pedagógicas e de gestão que primem pela qualidade e eficácia. Pesquisadores renomados, como Moran (2002; 2012), Chaney et al. (2007) e Oliveira et al. (2012), têm contribuído com reflexões valiosas sobre a qualidade no âmbito da EaD. O objetivo principal desta dissertação é caracterizar, analisar e compreender a oferta de componentes curriculares a distância (caracterizada como semipresencial) em cursos presenciais na UFABC, baseando-se em documentos oficiais e relatos de docentes que lecionaram disciplinas aprovadas pelo Edital 003/2017. Os objetivos específicos deste estudo são: examinar os aspectos institucionais relacionados à oferta de componentes curriculares semipresenciais na UFABC; identificar, sob a perspectiva dos professores, a qualidade dos recursos disponíveis para o ensino no contexto investigado; e, com base na análise dos resultados, propor orientações para o planejamento e a implementação de disciplinas nesse contexto, considerando tanto o apoio institucional quanto a prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando um estudo de caso que se concentra no ambiente da UFABC. Este estudo abrange revisão de literatura, análise documental e coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica de análise de conteúdo categorial proposta por Bardin (2016), que envolve as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados destacam a urgência da institucionalização da EaD, bem como a necessidade de resoluções e formações que promovam o debate acerca da importância do ensino a distância, embasado em critérios de qualidade e excelência. Além disso, enfatizam a importância do planejamento, desenvolvimento e execução adequada das disciplinas, bem como a compreensão das propostas pedagógicas tanto no contexto presencial quanto a distância.