PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: KARINA AGUIAR DE FREITAS SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA AGUIAR DE FREITAS SOUZA
DATA : 14/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UFABC Campus Santo André
TÍTULO:

As TDIC e o Ensino de Matemática: Um Mapeamento Sistemático sobre sua relação com a Educação Matemática Crítica e a Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino Básico nos últimos Dez Anos


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Com as excepcionais mudanças ocorridas na sociedade devido ao crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico atual e também uma formação capaz de fazê-los se situar no contexto em que vivem, de modo com que sejam inseridos adequadamente como cidadãos, sabendo utilizar devidamente a Ciência e Tecnologia e se preocupando com os seus impactos nos diversos panoramas da humanidade. Nesse quadro, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais denominadas Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS), que abrangem uma formação mais humana, íntegra e de qualidade. Assim como se faz perceptível também a possibilidade de as TDIC irem ao seu encontro, de forma a cooperar com ambos os pensamentos. Diante destes apontamentos, surge o interesse em investigar a seguinte questão: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Há a necessidade da pesquisadora de analisar se as TDIC no ensino de Matemática podem ir ao encontro das duas tendências educacionais mencionadas. Isto pois ambas são essenciais para uma educação de melhor qualidade e prezam por uma formação integral, propiciando saberes fundamentais ao exercício pleno e consciente da cidadania. Nessa conjuntura, o objetivo desta pesquisa é o de realizar uma investigação acerca do ensino de Matemática mediado pelas TDIC, de modo a averiguar se o seu uso pode proporcionar aos estudantes uma formação pautada na criticidade, cidadania e humanismo, de modo a estar alinhado aos princípios teóricos da EMC e da ECTS. A pesquisa possui abordagem de caráter qualitativo, seu objetivo é descritivo e utilizamos de procedimentos bibliográficos para o seu desenvolvimento. Este trabalho não possui o objetivo de mensurar os resultados, porém sim o de realizar uma interpretação de cunho reflexivo e subjetivo. Nesta perspectiva, a fim de satisfazermos o seu objetivo, buscamos analisar artigos encontrados nos bancos de dados SciELO Brasil e Portal de Periódicos da Capes, que abordam experiências de ensino de Matemática que utilizam as TDIC como mediação, no Ensino Básico, conforme o padrão de busca estabelecido na pesquisa. O foco foi analisar, em específico, os resultados que estas atividades alcançaram, notados e descritos pelos próprios autores nos materiais analisados.  De acordo com os resultados, houve a constatação de que a maioria dos artigos examinados apresentam evidências - embora não diretamente na preponderância dos casos - da ECTS ou da EMC em seus resultados. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Logo, é possível sustentar que a incorporação das TDIC nas atividades de ensino de Matemática certamente contribuem com a ECTS e com a EMC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2966487 - FRANCISCO JOSE BRABO BEZERRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ISMAR FRANGO SILVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIO EUGEN KLINGENSCHMID LOPES DOS SANTOS - UNICSUL
Notícia cadastrada em: 06/10/2023 14:57
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