PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: FILINTO BONTE CÓ

DISCENTE : FILINTO BONTE CÓ
DATA : 30/07/2024
LOCAL: https://meet.google.com/xvf-rnea-nbv

Mitigação de Ruído Impulsivo em Sinais sEMG  Sem Fio Através do Filtro  FWMA

Dentro do campo da eletromiografia, é intoduzido um novo tipo de filtro, o filtro impulsivo de Média Ponderada Funcionalmente (FWMA), como alternativa aos filtros convencionais empregados na filtragem dos sinais eltromiográficos. A ideia principal do trabalho concentra-se na melhoria da qualidade dos sinais eletromiógrafos (sEMG) captados sem fios. Esses sinais possuem grande importância para aplicações clínicas como reabilitação e controle de próteses, bem como para as pesquisas em biomecânica e neurociência. O ruído impulsivo constitui uma preocupação significativa em sinais sEMG, pois pode variar as precisões das medições e consequentemente a interpretação dos dados. Várias fontes de ruído, como artefatos de movimentos, interferências eletromagnéticas e componentes eletrônicos, afetam diretamente a qualidade dos sinais. A ideia central desta dissertação é mitigar esses ruídos, permitindo uma análise mais confiável e precisa dos sinais sEMG. O filtro FWMA é ferramenta fundamental nesse processo. Ele atua na filtragem do sinal sEMG, reduzindo o ruído tonal e seus harmônicos sem interferência nas características principais do sinal. Escolha adequada dos pesos no filtro é crucial para a otimização da relação sinal/ruído (RSR). Esta relação é um indicador quantitativo da eficácia da mitigação de ruído, sendo sempre desejável obter os valores mais altos. Após a revisão literária, nota-se que esta dissertação apresenta uma grande contribuição para avanço de pesquisa em eletromiografia, trazendo as abordagens práticas para melhorar a qualidade dos sinais sEMG sem fio.

Presidente - Interno ao Programa - 1205456 - LUIZ ALBERTO LUZ DE ALMEIDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO