VEÍCULOS ELÉTRICOS: ESTUDO DA DEMANDA ENERGÉTICA E IMPACTO À INFRAESTRUTURA DEVIDO À INSERÇÃO DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NA GRANDE SÃO PAULO
Os ônibus se tornaram essenciais para o transporte de pessoas, tanto dentro das grandes cidades quanto entre cidades. Em março de 2020, 12.815 ônibus eram responsáveis por transportar 8,7 milhões de pessoas todos os dias através de 1.336 linhas distribuídas pela cidade de São Paulo. Os meios de transporte, entretanto, são responsáveis por aproximadamente um quarto das emissões de gases do efeito estufa e o modal com maior perspectiva de crescimento. Para tanto, tecnologias como os veículos elétricos são apresentadas a fim de atender às novas legislações. Para avaliar o real impacto do aumento na quantidade de veículos elétricos, é necessário avaliar a demanda energética a ser considerada e a reestruturação da rede elétrica necessária. O mapa interativo da energia do Brasil, WEBMAP EPE, foi utilizado para relação de dados transversais à inserção dos ônibus elétricos no Brasil em conjunto com os dados disponibilizados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, de modo a esclarecer os impactos na demanda energética e infraestrutura elétrica na Grande São Paulo. O levantamento das principais garagens de ônibus foi realizado de modo a mapear os pontos de possível aumento de demanda elétrica. Os dados estáticos GTFS (General Transit Feed Specification) do transporte público foram utilizados para criar o mapeamento de todas as rotas de ônibus operantes na cidade de São Paulo e dimensionar a demanda energética e projeção de redução de emissões de CO2 em quatro cenários distintos de planejamento de eletrificação da frota de ônibus. Ainda que no pior cenário, o impacto na oferta atual de eletricidade não se mostra expressivo, podendo ser atendido através da implantação de medidas de pequeno porte ou melhorias de eficiência no setor de distribuição. A substituição gradual dos atuais veículos movidos por motores a combustão por veículos eletrificados deve contribuir para um desenvolvimento sustentável, reduzindo os índices de emissão de gases de efeito estufa em grandes centros urbanos. Evidencia-se, portanto, conforme os resultados mostrados no item 5.5, que os cenários 1 e 2 trazem efeitos expressivos em se tratando da redução de emissões de CO2.