PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginv
Concentration area
Master's degree
ENGINEERING AND INNOVATION MANAGEMENT
Research Lines :
› DESIGN OF TECNOLOGY AND ENGINNERING
DESIGN OF TECNOLOGY AND ENGINNERING - A linha Design da Tecnologia e da Engenharia procura compreender como sistemas tecnológicos podem ser estrategicamente projetados, desenvolvidos e integrados, considerando-se não apenas o progresso técnico, mas também os dilemas socioculturais, cognitivos e ambientais. Para que produtos sejam tecnicamente competitivos, eles devem incorporar novas tecnologias que são integradas refinadas e testadas. Do ponto de vista mercadológico, é importante que ele tenha um design arrojado, que seja de utilização amigável e que seu descarte respeite o meio-ambiente. Deve apresentar custo-benefício adequado diante das diversas restrições observadas.
› ENGINEERING AND INNOVATION MANAGEMENT
ENGINEERING AND INNOVATION MANAGEMENT - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação orienta-se em torno de um conjunto de valores e propósitos para fazer a ponte entre as linhas de pesquisa Gestão da Tecnologia e da Inovação e Design da Tecnologia e da Engenharia em prol do entendimento de três aspectos fundamentais para a ocorrência da inovação: tecnologia, engenharia e gestão. Em conjunto, as duas linhas se complementam e procuram buscar respostas para uma sociedade que impõe desafios tais quais: crescente complexidade de produtos e processos, pressão para gestão de dilemas e Incertezas significativas.
› TECHNOLOGY AND INNOVATION MANAGEMENT
TECHNOLOGY AND INNOVATION MANAGEMENT - A linha de pesquisa em Gestão da Tecnologia e da Inovação engloba um conjunto de conhecimentos necessários para fazer a gestão da inovação, levando-se em consideração os aspectos estratégicos, organizacionais e econômicos, tanto no nível da firma como do mercado. Para tanto, é preciso desenvolver as capacidades analíticas para entender a dinâmica da inovação tecnológica dentro e entre organizações, assim como criar as competências necessárias para elaborar os instrumentos que balizam a tomada de decisões e auxiliem na formulação de soluções que transformem oportunidades tecnológicas em inovação. Portanto, para aqueles envolvidos na gestão é fundamental compreender os processos que sustentam a inovação tecnológica, independentemente de ser um usuário ou um produtor dela.
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod