PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA TATHIANE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA TATHIANE DA SILVA
DATA : 31/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: São Bernardo do Campo
TÍTULO:

VEÍCULOS ELÉTRICOS: ESTUDO DA DEMANDA ENERGÉTICA E IMPACTO À INFRAESTRUTURA DEVIDO À INSERÇÃO DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NA GRANDE SÃO PAULO


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Os ônibus se tornaram essenciais para o transporte de pessoas, tanto dentro das grandes cidades quanto entre cidades. Em março de 2020, 12.815 ônibus eram responsáveis por transportar 8,7 milhões de pessoas todos os dias através de 1.336 linhas distribuídas pela cidade de São Paulo. Os meios de transporte, entretanto, são responsáveis por aproximadamente um quarto das emissões de gases do efeito estufa e o modal com maior perspectiva de crescimento. Para tanto, tecnologias como os veículos elétricos são apresentadas a fim de atender às novas legislações. Para avaliar o real impacto do aumento na quantidade de veículos elétricos, é necessário avaliar a demanda energética a ser considerada e a reestruturação da rede elétrica necessária. O mapa interativo da energia do Brasil, WEBMAP EPE, foi utilizado para relação de dados transversais à inserção dos ônibus elétricos no Brasil em conjunto com os dados disponibilizados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, de modo a esclarecer os impactos na demanda energética e infraestrutura elétrica na Grande São Paulo. O levantamento das principais garagens de ônibus foi realizado de modo a mapear os pontos de possível aumento de demanda elétrica. Os dados estáticos GTFS (General Transit Feed Specification) do transporte público foram utilizados para criar o mapeamento de todas as rotas de ônibus operantes na cidade de São Paulo e dimensionar a demanda energética e projeção de redução de emissões de CO2 em quatro cenários distintos de planejamento de eletrificação da frota de ônibus. Ainda que no pior cenário, o impacto na oferta atual de eletricidade não se mostra expressivo, podendo ser atendido através da implantação de medidas de pequeno porte ou melhorias de eficiência no setor de distribuição. A substituição gradual dos atuais veículos movidos por motores a combustão por veículos eletrificados deve contribuir para um desenvolvimento sustentável, reduzindo os índices de emissão de gases de efeito estufa em grandes centros urbanos. Evidencia-se, portanto, conforme os resultados mostrados no item 5.5, que os cenários 1 e 2 trazem efeitos expressivos em se tratando da redução de emissões de CO2.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3202252 - LUIS HENRIQUE RODRIGUES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1632464 - DOUGLAS ALVES CASSIANO
Notícia cadastrada em: 12/10/2023 18:29
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