ANÁLISE MECÂNICO-ESTRUTURAL DE DIFERENTES GEOMETRIAS DE ROTORES PARA BATERIAS ELETROMECÂNICAS
Este estudo é voltado a um tipo específico de rotor de inércia (flywheel) capaz de acumular energia cinética quando em rotação. São realizadas análises mecânico-estruturais de diferentes geometrias de rotores determinando tensões máxima antes do escoamento e estabilidade visando aumentar a capacidade de armazenamento de energia cinética em rotores para baterias eletromecânicas. A velocidade de rotação atinge 100.000 rpm, assim acumulando maior quantidade de energia e reduzindo dimensões e custos de material. Realizam-se simulações mecânico-estruturais com o software Solidworks que utiliza o método de elementos finitos. Com estes dados são identificadas geometrias de corpos cilíndricos que apresentam maior densidade de energia e capacidade de armazenamento de energia. Estudam-se também geometrias na forma de discos com perfil Gaussiano que minimizam tensões e admitem maiores velocidades de rotação e consequentemente maiores densidades de energia. Para aumentar a capacidade de armazenamento de energia considerou-se a adição de massa no perímetro do disco. Embora permitam maiores densidades de energia, estes rotores apresentam menor capacidade de armazenamento de energia devido a menor massa.