PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (11) 4996-0145 http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: ALEXIA YSABELLI ANTUNES WERNECK

STUDENT : ALEXIA YSABELLI ANTUNES WERNECK
DATE: 29/10/2024
TIME: 09:00
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:

APLICAÇÃO DE LÓGICA FUZZY NA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO COSIDERANDO ASPECTOS ESG

PAGES: 90
BIG AREA: Outra
AREA: Multidisciplinar
SUMMARY:

Os critérios de desempenho ambiental, responsabilidade social e governança são amplamente discutidos no âmbito de negócios nacional e internacional. Contudo, na literatura vigente, não foram encontrados métodos objetivos para avaliar o desempenho ESG (Environment, Social and Governance) das empresas do setor elétrico, especialmente que considerem os aspectos qualitativos. Uma vez que as empresas são obrigadas a divulgarem informações relacionadas ao tema de ESG, essa lacuna existente entre a disponibilidade de dados e uma metodologia de avaliação, e/ou mesmo quantificação das informações, dificultam as análises de mercado e de benchmarking, cujos resultados podem contribuir para o engajamento de empresas, bem como para a melhoria do desempenho dessas quanto ao tema, além de evidenciar os agentes que estão comprometidos com iniciativas relacionadas ao tema. Portanto este trabalho apresenta uma nova metodologia de avaliação do desempenho ESG, que possibilite uma análise de mercado e promova engajamento dos agentes do setor, utilizando inteligência computacional. A metodologia proposta utilizasistemas fuzzy  e foi aplicada em estudo de caso para empresas do setor elétrico brasileiro, utilizando indicadores sociais, ambientais e de governança corporativa publicados em seus relatórios de sustentabilidade. Os resultados obtidos, são apresentados em forma de ranking e demonstram que a escolha pela técnica se mostra eficiente e poderá contribuir para o setor na criação de estratégias de gestão que possam posicionar a empresa em um patamar de atendimento dos requisitos de ESG e consequentemente beneficiar a sociedade do ponto de vista da sustentabilidade e governança corporativa.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PATRICIA MARIA GUARDABASSI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605882 - JULIANA TOFANO DE CAMPOS LEITE TONELI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - GRACIELI SARTÓRIO CARDOSO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 14/10/2024 15:41