PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISADORA PEREIRA LIMA

STUDENT : MARIA ISADORA PEREIRA LIMA
DATE: 31/07/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Sala 407 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:

Desenvolvimento de método analítico para a determinação de metais em amostras de óleos após extração induzida por quebra de (micro)emulsão

PAGES: 34
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
SPECIALTY: Análise de Traços e Química Ambiental
SUMMARY:

Óleos combustíveis e comestíveis apresentam grande importância nas atividades diárias, por exemplo, os óleos vegetais são essencialmente importantes para a saúde humana, pois seu consumo está atrelado diretamente à obtenção de energia e à absorção de vitaminas. A presença de contaminantes (metais) nessas matrizes pode afetar a saúde humana e também a qualidade dos combustíveis, prejudicando o funcionamento de máquinas e motores. Como se trata de uma matriz complexa, a análise direta é incompatível com a maioria das técnicas de detecção e o processo de preparo de amostra para a determinação desses metais é laborioso. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um método analítico para determinação dos metais Al, Cd, Cr, Cu, Ni, Ti, V e Zn em óleos comestíveis e combustíveis, utilizando a extração induzida por quebra de emulsão (EIEB) e a extração induzida por quebra de microemulsão (EIMB). Baseando-se na literatura a emulsão foi formada em diferentes meios (1,0 mL): (i) Triton TX-114 (2% m/v) e HNO3 (3% v/v); (ii) Triton TX-114 (2% m/v), HNO3 (3% v/v) e butanol; (iii) Triton TX-114 (2% m/v), HNO3 (3% v/v) e isopropanol; (iv) HNO3 (3% v/v) e butanol e; (v) HNO3 (3% v/v) e isopropanol. A emulsão de 1,0 g de amostra, nos diferentes meios, ocorreu através agitação por vórtex e a quebra foi realizada por aquecimento (90 ºC – 60 min). A determinação dos metais, na fase não oleosa, foi realizada utilizando-se ICP OES e a avaliação da capacidade de extração foi realizada utilizando-se um padrão organometálico (Conostan®). De acordo com as possibilidades, também foi realizada uma comparação dos resultados com os obtidos pela digestão das amostras em meio ácido usando aquecimento por microondas e através da diluição dos padrões e da amostra em querosene.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1543683 - IVANISE GAUBEUR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1933328 - HELOISA FRANCA MALTEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 339.404.778-00 - JHONNY FRANK SOUSA JOCA - FATEC-SA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - NAOMI AKIBA
Notícia cadastrada em: 05/07/2024 09:48