PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE DE MOURA MACEDO

DISCENTE : ELAINE DE MOURA MACEDO
DATA : 12/06/2024
LOCAL: Sala 407 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Identificação de propriedades de promoção de crescimento vegetal e caracterização química de extratos de bactérias antagonistas de pragas agrícolas.

A agricultura intensiva foi responsável por aumentar significativamente os rendimentos agrícolas. Mas por outro lado, tem se mostrado insustentável em virtude dos danos ao meio ambiente, saúde humana e cada vez menor eficiência.Diante desse cenário os insumos de origem biológica chamados Bioinsumos tem sido uma aposta tecnológica, um exemplo é o uso de inoculantes microbianos para enriquecimento do solo. O crescimento e a produtividade das plantas são profundamente influenciados pelas interações entre elas e os microrganismos, sendo que os principais mecanismos para a promoção do crescimento das plantas incluem a supressão de doenças (biocontrole), aumento da disponibilidade de nutrientes e produção de hormônios vegetais. A adição de microrganismos com essas propriedades aos solos agrícolas, torna-se uma influência valiosa nas práticas agrícolas, a mudança dos fertilizantes e pesticidas sintéticos para as soluções biológicas tem se mostrado uma solução viável para minimizar os danos por perdas agrícolas, promover a remediação do solo e manter os sistemas saudáveis por mais ciclos de plantação.Neste trabalho um grupo de bactérias da rizosfera de plantas de feijão foi submetido à ensaios para determinar propriedades de promoção de crescimento vegetal como solubilização de fosfato, produção de fitormônio e potencial biocontrole de pragas fúngicas comuns do feijoeiro. Dois extratos bacterianos do grupo foram submetidos à análise de caracterização química por cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas de alta resolução a fim de investigar quais mecanismos e substâncias podem estar envolvidos nos processos de controle de pragas identificados. Com a metodologia aplicada pretende-se indicar potenciais inoculantes microbianos para melhores práticas de cultivo de feijão e outros grãos, além de indicar possíveis mecanismos e drogas antifúngicas de origem microbiana.

Presidente - Interno ao Programa - 3050857 - CELIO FERNANDO FIGUEIREDO ANGOLINI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623577 - JOAO HENRIQUE GHILARDI LAGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3065803 - WAGNER RODRIGO DE SOUZA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO