HORTA E ENCONTRO DE BOAS NOTÍCIAS COMO PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO INFANTIL
O uso de intervenções extracurriculares visando desenvolver e fortalecer aspectos
neuropsiquiátricos infantis tem se expandido, principalmente no que tange às habilidades
emocionais. Discute-se também que as funções executivas podem ser desenvolvidas com
prática e estimulação. Por isso este trabalho teve como objetivos propor, realizar e avaliar
intervenções guiadas, compostas por uma ou duas atividades - montagem de horta, e
encontros de boas notícias -, e verificar se as intervenções poderiam contribuir para o
desenvolvimento de aspectos neuropsiquiátricos e desempenho escolar das crianças.
Participaram 46 crianças, sala A como grupo controle (N = 10), sala B como horta (N = 22) e
sala C como horta + boas notícias (N = 14). Todas foram submetidas a questionários, testes
cognitivos, escalas e uma avaliação escolar, e avaliadas novamente após a intervenção. No
grupo controle foi significativa a variação da avaliação de Matemática Geometria, com
melhor desempenho. No grupo horta, três variáveis tiveram melhor desempenho e foram
significativas: avaliação de Matemática frações com tamanho de efeito moderado; avaliação
de Matemática de geometria com tamanho de efeito moderado; e teste de Trilhas A (erros),
com tamanho de efeito moderado. No grupo horta + boas notícias não houve variação
significativa. Avaliando a média dos deltas pareados, apesar de não haver dados
significativos, notou-se um aumento nos níveis de ansiedade, e uma diminuição nos níveis de
resiliência. Este trabalho concluiu que a horta escolar pode ser promissora na promoção de
habilidades visuo espaciais e habilidades matemáticas em crianças, e que a intervenção de
boas notícias não apresentou benefícios nos moldes em que foram apresentadas, por oito
semanas. Trabalhos futuros deverão ter uma amostra maior, com participantes de todas as
salas em todos os grupos, escalas mais robustas e intervenção mais longa.