PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: CAMILO ERNESTO SUBENKO OLALLA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILO ERNESTO SUBENKO OLALLA
DATA : 05/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/katerina
TÍTULO:

JOGO DIGITAL KALULU: ALFABETIZAÇÃO E ARITMÉTICA BÁSICA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO GAME EM TABLETS


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O Brasil enfrenta grandes dificuldades, com uma parcela considerável de alunos não conseguindo ler de forma satisfatória, e apresentando indicadores de desempenho matemático abaixo dos padrões desejáveis. Sendo que a pandemia da COVID-19 influenciou negativamente ambas as áreas. Como possível auxílio, surgem avanços tecnológicos e ferramentas digitais no contexto educacional. Neste sentido, o presente trabalho apresenta dois estudos, todos com aprovação dos responsáveis (CAAE: 88208918.4.0000.5594). O primeiro, relacionado a habilidades matemáticas, é um piloto realizado com dois jogos digitais no final de 2021, durante a pandemia. A avaliação de habilidades matemáticas foi realizada por meio do jogo PUMa (Prueba Uruguaya de Matemática), enquanto a intervenção de 6 sessões ocorreu com a versão matemática do jogo Kalulu. Participaram 164 crianças (F = 77) de 3 escolas públicas do Município de Santo André - São Paulo, com 37 crianças da Educação Infantil, 67 crianças do 1° ano e 60 crianças do 2° ano. Os resultados indicaram aplicabilidade de ambas as ferramentas em ambiente escolar, mesmo em contexto pandêmico. Os test-t indicaram que as habilidades matemáticas melhoraram significativamente, mesmo apenas após 1 mês do intervalo entre as coletas. O que indica a carência de estímulos das crianças fora do ensino formal na escola. O segundo trabalho apresenta a versão para leitura do Kalulu, e seu ensino pelo método fonético: jogo digital e atividades pedagógicas de suporte. Em 2022 participaram 184 crianças (F = 97) de 5 escolas públicas de Santo André, 3 escolas no grupo experimental e 2 no grupo controle. Os participantes foram crianças de 6 a 8 anos do 1° ano do ensino fundamental. Foi utilizado para análise um modelo linear generalizado misto. Os resultados indicaram melhora no grupo Kalulu para as habilidades de leitura (média de 8 palavras por minuto a mais do o controle), fluência verbal fonêmica e memória de trabalho. A realização em ambiente escolar demonstrou a aplicabilidade do método Kalulu. Podemos inferir que a realização de métodos de alfabetização com evidências, utilizado como forma principal de instrução, poderia ampliar os benefícios encontrados ainda mais. Trabalhos como este são importantes, para mostrar ferramentas eficientes no ensino da leitura em crianças.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE LUIZ DE OLIVEIRA SERPA - UPM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZEU COUTINHO DE MACEDO - UPM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANA MENDONÇA ALVES - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA REGINA MALUF - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIANA HELENA BRUNO MACHADO - UNICSUL
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 21:20
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