|
Dissertations |
|
|
1
|
-
FELIPE THIMOTEO DE MENDONÇA
-
O Ambiente de Contratação Livre de Energia no Brasil: Histórico e Perspectiva de Ampliação
-
Advisor : CONRADO AUGUSTUS DE MELO
-
Data: Feb 3, 2026
-
-
Show Abstract
-
O Setor Elétrico Brasileiro passou por severas transformações ao longo do tempo, começou como um setor controlado por empresas privadas, virou um setor totalmente estatal e a partir da década de 1990 sofreu duas reformas importantes para o setor, a primeira acabando com o modelo de monopólio estatal e construindo um mercado de energia elétrica e a segunda reforma em 2004, criando o ambiente de contratação regulada de energia e o ambiente de contratação livre, as bases do setor que temos até hoje. No presente a discussão é sobre a expansão do ambiente de contratação livre de energia elétrica, atualmente apenas os consumidores de energia elétrica pertencentes ao Grupo A, podem participar desse ambiente bem como comprar energia renovável subsidiada, gerando uma economia na conta luz desses consumidores ao contrário dos consumidores do Grupo B que estão no ambiente regulado e não possuem essa possibilidade. A experiência internacional da Inglaterra, Australia e Texas, de liberalização dos setores de energia elétrica traz indicativos de que apenas a liberalização dos mercados não é suficiente para reduzir o preço da eletricidade, sendo fundamental o modo como essa liberalização é feita e toda a arquitetura de funcionamento do ambiente competitivo. No caso brasileiro, a quantidade de subsídios na tarifa de energia elétrica e os valores que eles atingiram acabam por distorcer a avaliação do benefício do ambiente competitivo sendo necessário a eliminação dos subsídios presentes hoje no setor elétrico para uma análise mais acurada se a liberalização do setor pode ou não reduzir as tarifas de energia elétrica no Brasil.
|
|
|
2
|
-
DANIEL CONTARIN LUZZI
-
Proposta de Metodologia para Avaliação da Capacidade de Hospedagem em Sistemas Elétricos de Distribuição
-
Advisor : RICARDO CANELOI DOS SANTOS
-
Data: Feb 5, 2026
-
-
Show Abstract
-
Os sistemas de energia elétrica sofreram uma transformação significativa com a ampla implementação da Geração Distribuída (GD), especialmente em redes de distribuição. No Brasil, o desenvolvimento da GD fotovoltaica (PV) afetou notavelmente os fornecedores de energia, podendo causar fluxo de potência reverso nos alimentadores de distribuição, problemas de sobretensão, e eventual falta de coordenação nos sistemas de proteção. Consequentemente, é essencial calcular a capacidade máxima de hospedagem (HC) permitida para sistemas PV conectados a redes de média tensão, garantindo uma operação adequada tanto em condições normais quanto em situações de falha.
O principal objetivo da dissertação é desenvolver uma metodologia para analisar a HC de sistemas de distribuição com presença de GD-PV, levando em consideração três fatores críticos: fluxo de potência reverso, sobretensão e coordenação do sistema de proteção. Após seu desenvolvimento e avaliação, essa metodologia será aplicada e validada considerando a penetração fotovoltaica em dois alimentadores reais. Os alimentadores são modelados utilizando o OpenDSS, integrado a uma interface em Python para facilitar análises aprimoradas e permitir um grande número de simulações. Os resultados obtidos sugerem que a metodologia proposta é uma ferramenta promissora para avaliar a HC de sistemas de distribuição, podendo auxiliar de maneira significativa os operadores da rede elétrica nas tomadas de decisão com relação à instalação de GD-PV na rede.
|
|
|
3
|
-
HENRIQUE MOREIRA DE MELLO
-
Avaliação da Injeção de Combustível em Geradores Estacionários: Uma Análise CFD do Comportamento do Diesel e Biodiesel
-
Advisor : THALES SOUSA
-
Data: Feb 11, 2026
-
-
Show Abstract
-
Geradores estacionários a diesel são frequentemente essenciais para a segurança energética. Contudo, preocupações ambientais impulsionam a busca por alternativas mais sustentáveis, contexto no qual o biodiesel surge como uma opção renovável. Suas propriedades físico-químicas, no entanto, diferem do diesel convencional, especialmente a maior viscosidade, o que impõe desafios técnicos aos processos de injeção e atomização. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa, por meio de simulação computacional, da dispersão e atomização do diesel e do biodiesel em bicos injetores de geradores estacionários. A metodologia adotada foi a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD), fundamentada no Método dos Volumes Finitos (FVM), para representar o escoamento multifásico, com base nas características construtivas do gerador comercial CAT C2.2. Os resultados iniciais demonstraram que o biodiesel apresenta uma atomização menos eficiente, com maior penetração de jato, menor ângulo de abertura e um Diâmetro Médio de Sauter (SMD) significativamente maior que o do diesel. Como contribuição para o aprimoramento, foi realizada uma análise paramétrica geométrica que evidenciou que uma redução de 20% no diâmetro do orifício injetor resultou na diminuição drástica do SMD e no aumento do ângulo de spray. Os resultados evidenciaram que a redução do diâmetro do orifício é uma estratégia efetiva para equalizar os parâmetros de spray do biodiesel aos do diesel, validando tecnicamente o seu uso em sistemas de geração de energia.
|
|
|
4
|
-
ALTAMIRANDO DA PAZ FERREIRA
-
Caracterização e Densificação do Resíduo da Agroindústria de Palmito Pupunha
-
Advisor : GRAZIELLA COLATO ANTONIO ZANINETTI
-
Data: Mar 2, 2026
-
-
Show Abstract
-
No processamento do palmito pupunha, tanto na etapa agrícola quanto na agroindustrial, são gerados grandes volumes de resíduos que, quando não aproveitados, representam um passivo ambiental, embora possuam potencial para utilização como fonte renovável de energia. No Vale do Ribeira – SP, região de forte produção de pupunha, a quantidade de biomassa residual proveniente do beneficiamento se destaca e evidencia a necessidade de alternativas sustentáveis para sua valorização. O aproveitamento energético desses resíduos surge como solução capaz de agregar valor econômico, reduzir impactos ambientais e fortalecer a cadeia produtiva local. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo principal caracterizar os resíduos da agroindústria de palmito pupunha e estudar o processo de densificação para produção de briquetes, visando avaliar sua viabilidade como biocombustível sólido. Os resíduos foram coletados em uma fábrica da região, triturados e submetidos a análises laboratoriais que incluíram granulometria, densidade a granel, análise imediata, composição elementar, análise lignocelulósica, termogravimetria, calorimetria diferencial de varredura e determinação do poder calorífico, seguindo rigorosamente normas específicas para as análises. Além disso, realizou-se um mapeamento geoespacial da produção nacional de pupunha utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE integrados em Sistema de Informação Geográfica - SIG para estimar a disponibilidade de resíduos. Na etapa experimental, aplicou-se um planejamento fatorial completo 23 para avaliar os efeitos da granulometria, umidade e condições de compactação sobre a razão de compactação, resistência mecânica, densidade energética, expansão volumétrica e variação de massa dos briquetes produzidos. Após a identificação das melhores condições de processo, mensurou-se o consumo energético durante a compactação e comparou-se à energia concentrada nos briquetes, a fim de determinar o balanço energético do sistema. Os resultados mostraram que os resíduos de palmito pupunha apresentam propriedades combustíveis adequadas, incluindo baixo teor de cinzas, teores apropriados de lignina e carbono fixo, comportamento térmico favorável e poder calorífico compatível com outras biomassas agrícolas. Os briquetes produzidos exibiram elevada estabilidade mecânica, boa densidade energética e um balanço energético positivo, indicando que a energia armazenada no produto final supera a energia consumida no processo de densificação. Conclui-se que a biomassa residual da pupunha possui potencial significativo para produção de biocombustíveis sólidos e representa uma alternativa tecnicamente viável e ambientalmente sustentável para agregação de valor na cadeia produtiva do palmito.
|
|
|
5
|
-
WAGNER DA SILVA
-
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOMETANO POR MEIO DE DIGESTÃO ANAERÓBIA DE LICOR DE PENTOSE DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR
-
Advisor : GRAZIELLA COLATO ANTONIO ZANINETTI
-
Data: Mar 11, 2026
-
-
Show Abstract
-
O etanol de segunda geração (E2G) produzido a partir do bagaço de cana-de-açúcar constitui uma alternativa para a ampliação da eficiência do setor sucroenergético. Entretanto, o pré-tratamento da biomassa lignocelulósica gera o licor de pentose, subproduto líquido produzido em volumes estimados entre 2,0 e 2,5 litros por litro de E2G, caracterizado por elevada carga orgânica e potencial poluidor. Nesse contexto, a digestão anaeróbia apresenta-se como uma rota tecnológica para o tratamento desse efluente, possibilitando a recuperação energética na forma de biometano. Neste trabalho, o licor de pentose foi produzido em escala laboratorial, caracterizado físico-quimicamente e avaliado quanto ao seu potencial metanogênico por meio de ensaios de Potencial Bioquímico de Metano (BMP), conduzidos em reatores automáticos do tipo AMPTS II, operados por 26 dias sob condições anaeróbias controladas. O efluente apresentou demanda química de oxigênio inicial de 14631 ± 19,5 mg O₂·L⁻¹, com predominância de açúcares fermentescíveis, especialmente xilose (3,8 g·L⁻¹). Os resultados indicaram que o desempenho metanogênico foi dependente da carga orgânica aplicada, sendo observadas maiores produções específicas e volumétricas de metano nos reatores operados com maiores concentrações de substrato. A produção específica de biometano atingiu valores superiores a 120 mL CH₄·g⁻¹ de sólidos voláteis, correspondendo a aproximadamente 24% do potencial estequiométrico teórico, enquanto a maior produção volumétrica acumulada alcançou 4791,15 NmL de CH₄ ao final do período experimental. Observou-se remoção significativa da carga orgânica, evidenciando a conversão parcial da matéria orgânica disponível, apesar da presença de compostos potencialmente inibidores oriundos do pré-tratamento lignocelulósico. A caracterização do digestato indicou estabilidade do processo anaeróbio e potencial para aplicação como biofertilizante. De modo geral, os resultados demonstram a viabilidade técnica da digestão anaeróbia do licor de pentose para a produção de biometano, fornecendo subsídios para sua integração em biorrefinarias do setor sucroenergético e para a valorização energética de resíduos agroindustriais.
|
|
|
6
|
-
DIEGO BRAZ DA SILVA
-
PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DA VIABILIDADE DE MIGRAÇÃO DO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO REGULADO PARA O AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA
-
Advisor : THALES SOUSA
-
Data: Mar 18, 2026
-
-
Show Abstract
-
O setor elétrico brasileiro, atualmente caracterizado pela coexistência do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e do Ambiente de Contratação Livre (ACL), oferece à uma classe de consumidores a oportunidade estratégica de migração em busca de redução de custos e maior flexibilidade contratual. Contudo, a transição para o ACL implica a assunção de novos riscos, notadamente a exposição à volatilidade do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) e às incertezas no consumo de energia. Diante deste cenário, o presente trabalho propôs o desenvolvimento e a aplicação de uma ferramenta computacional para a análise da viabilidade econômico-financeira da migração, visando oferecer um suporte quantitativo à tomada de decisão de grandes consumidores. A metodologia desenvolvida adotou uma abordagem híbrida, que combinou uma análise determinística da situação presente, com uma análise estocástica para projeções futuras. Na primeira etapa, realizou-se a otimização da demanda contratada do consumidor no ACR, utilizando o algoritmo de Otimização por Enxame de Partículas (PSO), estabelecendo uma base de custo otimizada e justa para comparação. Subsequentemente, a análise prospectiva empregou a Simulação de Monte Carlo (SMC) para modelar as incertezas das variáveis-chave - PLD, consumo de energia e demanda - gerando milhares de cenários futuros. Estes cenários foram então categorizados em faixas de resultado, do "Péssimo" ao "Ótimo", para fornecer uma visão clara do espectro de riscos e retornos financeiros. De maneira a validar a ferramenta proposta foi realizado um estudo de caso de um consumidor do Grupo A4 que demonstrou uma elevada atratividade econômica da migração do ACR para o ACL. Ademais, a análise de risco revelou que, mesmo no cenário mais pessimista projetado pela simulação, a migração ainda proporcionaria uma economia significativa. A principal contribuição do trabalho reside na quantificação da incerteza, superando as análises puramente determinísticas e oferecendo aos gestores uma ferramenta estratégica que instrumentaliza uma decisão mais consciente e fundamentada no risco financeiro.
|
|
|
7
|
-
VICTOR GABRIEL BORGES
-
Estratégia de Precificação Otimizada para Veículos Híbridos em Redes de Postos de Recarga com Geração Fotovoltaica e Armazenamento de Energia
-
Advisor : JOEL DAVID MELO TRUJILLO
-
Data: Mar 26, 2026
-
-
Show Abstract
-
A rápida disseminação de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) introduz novos desafios operacionais e econômicos para redes de estações de recarga, exigindo tomada de decisão coordenada entre os subsistemas de mobilidade, energia e precificação. Este trabalho apresenta uma estrutura orientada a sistemas para precificação dinâmica de redes de recarga de PHEVs, integrando o comportamento espacial dos usuários, a infraestrutura de recarga e recursos energéticos distribuídos, incluindo geração fotovoltaica e sistemas de armazenamento de energia. Uma representação espacial baseada em grafos é utilizada para modelar os deslocamentos dos PHEVs, a acessibilidade às estações e a demanda por recarga, enquanto uma formulação de programação linear inteira mista determina os preços ótimos de recarga que maximizam a receita líquida do operador em nível sistêmico. A estrutura captura explicitamente as interações entre decisões de roteamento dos usuários, ocupação das estações, aquisição de energia e geração e armazenamento locais, permitindo a operação coordenada da rede de recarga. A abordagem é avaliada utilizando dados do município de Santo André, na região metropolitana de São Paulo, Brasil. Os resultados demonstram que a coordenação em nível de sistema entre precificação dinâmica e recursos energéticos locais aumenta a ocupação média das estações em 20,17% e promove uma melhoria mensurável na receita mensal agregada da rede, atingindo R$ 37.940,53 em comparação a um cenário base de R$ 11.766,86 sob precificação fixa. Esse aumento de desempenho é atribuído ao efeito sinérgico da redução de custos proporcionada pelos recursos energéticos locais e da melhor distribuição da demanda viabilizada por tarifas dinâmicas. Esses achados evidenciam o papel de estratégias integradas de precificação e gestão de energia no aprimoramento do desempenho, da sustentabilidade econômica e da escalabilidade de redes de recarga para PHEVs.
|
|
|
8
|
-
ELIANA RODRIGUES MARTINS
-
ROTEIROS FORMATIVOS NO ENSINO DE ENGENHARIA PARA CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
-
Advisor : RICARDO DA SILVA BENEDITO
-
Data: Mar 27, 2026
-
-
Show Abstract
-
O setor de energia solar fotovoltaica tem apresentado crescimento acelerado em escala global, consolidando-se como um dos principais pilares da transição energética e impulsionando a geração de empregos e a diversificação da matriz elétrica. Países como China, Estados Unidos e Índia lideram a expansão da capacidade instalada, enquanto o Brasil ocupa posição de destaque no cenário internacional, impulsionado sobretudo pelo avanço da geração distribuída. Apesar desse dinamismo, a rápida expansão do setor tem evidenciado desafios estruturais relacionados à formação e à qualificação da mão de obra, especialmente no que se refere à disponibilidade de profissionais com competências técnicas e comportamentais alinhadas às demandas da cadeia de valor fotovoltaica. No contexto brasileiro, embora o setor solar empregue um contingente expressivo de trabalhadores, observa-se forte concentração das atividades nos segmentos de instalação e operação, com lacunas relevantes em áreas estratégicas como planejamento, projetos, análise de viabilidade, operação avançada, manutenção, descomissionamento e reciclagem. Estudos setoriais indicam que grande parte dos profissionais ingressa no setor por meio da prática ou de treinamentos internos, o que reflete a limitada presença de conteúdos estruturados sobre energia solar fotovoltaica nos currículos de graduação em engenharia. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma matriz curricular de referência para a capacitação em energia solar fotovoltaica, voltada à formação de engenheiros com competências técnicas e comportamentais compatíveis com as exigências atuais e futuras do setor. A metodologia adotada envolveu a identificação de tópicos-chave da cadeia de valor fotovoltaica, aos quais foram atribuídos pesos relativos conforme sua relevância técnica e profissional. Em seguida, foram analisados os projetos pedagógicos e as ementas de disciplinas de 28 cursos brasileiros de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia e Engenharia de Energias Renováveis, selecionados com base no Ranking Mundial de Universidades 2024 do Times Higher Education. Os resultados evidenciam que, na maioria das instituições analisadas, os conteúdos relacionados à energia solar fotovoltaica são ofertados predominantemente como disciplinas optativas, o que limita a formação abrangente dos estudantes. Apenas uma instituição apresentou média ponderada superior a 4,5 pontos na avaliação de aderência curricular, enquanto as demais registraram médias significativamente inferiores. Esse diagnóstico reforça a necessidade de revisão e atualização dos currículos de engenharia no Brasil, de modo a fortalecer a qualificação profissional e apoiar uma transição energética mais eficiente e segura no país.
|
|
|
9
|
-
ARTHUR REIS MARTINS
-
Análise neutrônica e de queima de um reator rápido com núcleo móvel bipartido para controle geométrico de reatividade
-
Advisor : JOAO MANOEL LOSADA MOREIRA
-
Data: Apr 24, 2026
-
-
Show Abstract
-
Este trabalho investiga o comportamento neutrônico e a evolução da queima de um conceito de microreator nuclear rápido baseado em núcleo móvel bipartido, no qual o controle de reatividade é realizado por meio de variações geométricas. Diferentemente das abordagens convencionais, baseadas predominantemente na inserção de materiais absorvedores de nêutrons, a proposta explora a modulação da fuga de nêutrons e do acoplamento neutrônico entre regiões do núcleo como mecanismo primário de controle, atuando diretamente sobre o balanço entre produção, absorção e perdas. A motivação deste estudo está associada às limitações dos sistemas tradicionais, que introduzem perdas neutrônicas parasíticas e impactam a eficiência global do combustível, especialmente em reatores de espectro rápido. Nesse contexto, o controle geométrico apresenta-se como uma alternativa promissora para aumento da economia de nêutrons, melhoria da taxa de conversão e simplificação de sistemas ativos, aspectos particularmente relevantes no desenvolvimento de microreatores e sistemas modulares com elevada autonomia operacional. A metodologia adotada baseia-se em simulações de transporte de nêutrons por método de Monte Carlo, acopladas a análises de queima e evolução isotópica ao longo do ciclo de operação. Foram avaliadas diferentes configurações geométricas do núcleo, considerando deslocamentos relativos entre regiões ativas. Adicionalmente, foi conduzida uma análise termo-hidráulica simplificada, com o objetivo de verificar a coerência física e a viabilidade do conceito proposto. Os resultados indicam que o modelo com núcleo móvel bipartido é capaz de manter o fator de multiplicação efetivo próximo à condição de criticalidade ao longo de períodos mais extensos de operação, quando comparado a configurações equivalentes com núcleo fixo. Observa-se, ainda, melhoria na utilização do combustível, aumento da taxa de conversão e modificações relevantes no inventário isotópico, evidenciando maior eficiência no aproveitamento do material fértil e redução das perdas neutrônicas. Conclui-se que o controle geométrico de reatividade apresenta potencial significativo como alternativa ou complemento aos métodos convencionais, contribuindo para o desenvolvimento de microreatores mais compactos, eficientes e com maior autonomia operacional, além de representar uma abordagem inovadora ao tratar a geometria como variável ativa no controle do sistema.
|
|
|
10
|
-
LUCIANO CURVELLO AMARO
-
Framework Multicritério de Apoio à Decisão para a Alocação Ótima de Cooperativas Solares em Áreas Urbanas Densas sob Efeitos de Ilhas de Calor Intraurbanas
-
Advisor : JOEL DAVID MELO TRUJILLO
-
Data: May 26, 2026
-
-
Show Abstract
-
Áreas urbanas densas estão cada vez mais sujeitas aos efeitos das ilhas de calor intraurbanas, que elevam as temperaturas locais e intensificam o consumo de energia elétrica decorrente do uso de equipamentos de refrigeração, especialmente nos horários de maior incidência solar. Nessas condições, a energia elétrica é mais demandada e passa a requerer fontes adicionais de suprimento energético para atender aos picos de carga. A implantação de cooperativas solares próximas às zonas de maior consumo surge, portanto, como uma estratégia capaz de atender a essa demanda associada ao resfriamento urbano, melhorar a eficiência energética local e contribuir para o atendimento simultâneo de metas técnicas, econômicas e ambientais dos agentes envolvidos. Nesse contexto, esta dissertação apresenta um framework multicritério de apoio à decisão para a alocação ótima de cooperativas solares em áreas urbanas densas sob a influência de ilhas de calor intraurbanas, considerando critérios técnicos, econômicos e ambientais e incorporando as preferências de múltiplos agentes. O framework proposto é estruturado em três módulos integrados: análise espacial baseada em sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica para a identificação de áreas candidatas; modelagem das preferências dos agentes por meio de um método de decisão multicritério, combinada a uma formulação de otimização com avaliação baseada em valor esperado e variabilidade do retorno sobre o investimento; e simulação de Monte Carlo utilizada como etapa de validação pós-otimização para quantificar a dispersão dos resultados econômicos e avaliar o desempenho das soluções obtidas. A metodologia foi aplicada ao bairro Campestre, no município de Santo André, onde 20 locais candidatos foram avaliados, resultando na seleção de 3 instalações, totalizando 70,51 kW de potência instalada, com custo de R$ 438.288,04 e baixos níveis de insatisfação dos agentes quanto ao retorno do investimento. Análises comparativas indicaram que a desconsideração da variabilidade econômica reduz custos e aumenta moderadamente a capacidade instalada. Porém, eleva significativamente a probabilidade de insatisfação dos agentes. Os resultados evidenciam o potencial do framework como uma ferramenta escalável e aplicável ao planejamento energético urbano, contribuindo para decisões mais equilibradas, resilientes e alinhadas a estratégias de mitigação climática em ambientes urbanos densos.
|
|
|
11
|
-
PATRICIA ANDRADE LOPES DA COSTA
-
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO E A IMPLEMENTAÇÃO DO HIDROGÊNIO VERDE COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO NO BRASIL
-
Advisor : PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
-
Data: May 28, 2026
-
-
Show Abstract
-
A crescente urgência em mitigar as mudanças climáticas tem impulsionado a busca por soluções energéticas sustentáveis, entre as quais o hidrogênio verde se destaca como alternativa estratégica para a descarbonização de setores de difícil eletrificação. Produzido a partir de fontes renováveis via eletrólise, o hidrogênio verde não emite gases de efeito estufa, apresentando elevado potencial de contribuição para a transição energética global. Esta dissertação analisa o papel das políticas públicas no desenvolvimento e implementação do hidrogênio verde no Brasil, com base na metodologia do Planejamento Integrado de Recursos (PIR). Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental, o estudo mapeia instrumentos regulatórios, incentivos financeiros e estratégias nacionais e internacionais que influenciam a consolidação do mercado de hidrogênio. Os resultados indicam que, apesar do potencial competitivo brasileiro, dada sua matriz elétrica renovável e abundância de recursos naturais, ainda existem barreiras institucionais, regulatórias e tecnológicas a serem superadas. O PIR se mostra eficaz para integrar aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais no planejamento energético, apontando caminhos para políticas públicas que promovam a inserção estruturada e sustentável do hidrogênio verde na matriz energética brasileira. Espera-se que ao final a estruturação do PIR possa auxiliar os tomadores de decisão a impulsionar o desenvolvimento e a implementação do Hidrogênio Verde como estratégia nacional de desenvolvimento no Brasil que traga benéficos para a sociedade e promovam o fortalecimento da industrialização nacional
|
|
|
12
|
-
LUCAS VINICIUS DE LIMA MAJOR
-
Planejamento Eletroenergético da Operação do Sistema Elétrico Considerando Restrições Elétricas
-
Advisor : PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
-
Data: Aug 7, 2026
-
-
Show Abstract
-
Nos dias atuais, devido ao relevante papel da eletricidade na sociedade, o seu fornecimento adequado é de grande importância. Para o atendimento da carga demandada no sistema elétrico de potência, os operadores do sistema dispõem de ferramentas computacionais e modelos que visam auxiliar na operação do sistema de forma a atender a demanda, e minimizar o custo de operação. Dentre estas ferramentas, os modelos omputacionais permitem a representação completa ou simplificada da realidade. Entretanto, devido à complexidade matemática consequentes da representação detalhada de fenômenos físicos, os modelos do setor elétrico brasileiro deixam de considerar diversas restrições que podem prejudicar a qualidade e confiabilidade dos resultados obtidos por meio do uso dos modelos. Desta forma, esse trabalho apresenta a proposta de incorporação de restrições elétricas no planejamento eletroenergético da operação do sistema elétrico. Por meio do aprimoramento do modelo matemático, em conjunto com a adoção de novas técnicas alternativas de resolução do problema atemático, os resultados enfim obtidos com o modelo aprimorado permitem maior proximidade entre o planejamento e a operação. Finalmente, destaca-se que os resultados obtidos até o momento demonstram a aplicabilidade da metodologia proposta, e espera-se que a ferramenta possa ser utilizada para auxiliar aos agentes do setor elétrico no momento da tomada da decisão para determinação da operação que possa beneficar a sociedade com o fornecimento de energia elétrica de forma mais economica, ou seja, com uma tarifa menor e com qualidade.
|
|
|
13
|
-
THIAGO BARBOSA DANTAS
-
ANÁLISE DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE), DO POÇO À RODA DA PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL DE AVIAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
-
Advisor : REYNALDO PALACIOS BERECHE
-
Data: Aug 25, 2026
-
-
Show Abstract
-
Nesta dissertação, estudou-se a cadeia produtiva do bioquerosene e como o Brasil tem se movimentado para impulsionar a produção e consumo de biocombustíveis. Revisando um panorama geral das legislações brasileiras clássicas de fomento aos biocombustíveis de aviação, como o proálcool, o RenovaBio, até as mais recentes como a Lei do Combustível do Futuro e o ProBioQAV e utilizou-se um modelo computacional de planta industrial Alcohol To Jet (ATJ) projetada no cenário Brasil. O RenovaBio tem como foco impulsionar a produção e importação de biocombustíveis no Brasil por meio de metas anuais obrigatórias aos produtores e distribuidores de combustíveis e pela emissão de créditos de descarbonização (CBIOs) comercializáveis na bolsa de valores B3. A Lei do Combustível do Futuro instaura novas metodologias de Análise de Ciclo de Vida com foco no ciclo completo de produção e comercialização do combustível (“do poço à roda” e “do poço ao túmulo”) e postula o ProBioQAV que impõe a utilização de uma porcentagem obrigatória de biocombustíveis de aviação partir de 2027, entre outras estratégias de fomento a este vetor energético. Nesta dissertação, utiliza-se dos conceitos apresentados na Lei do Combustível do Futuro e no ProbioQAV para implementar a metodologia do poço à roda em uma indústria ATJ de modo a inferir quantas quilotoneladas de carbono são emitidas neste processo industrial durante um ano de funcionamento, quantos CBIOs seriam emitidos, e o lucro da comercialização desses ativos com base em seu valor comercial publicado pela B3; representando no melhor quadro de análise proposto nesta dissertação respectivamente 1.280,47 kton CO2/ano, 302,04 CBIOs/ano e 18 Milhões de Reais; identificou-se também a emissão de 58,46 gCO₂ eq / MJ para o ciclo industrial do bioquerosene (a partir da Análise de Ciclo de Vida dessa indústria). Todas as análises foram estimadas com base na capacidade produtiva anual considerando o consumo de 97.626 kg/h de etanol hidratado e a produção de 54.429 kg/h biocombustível de aviação, 27.041 kg/h de gases leves e nafta amalgamados.
|
|
|
14
|
-
ALDAIR RAÚL AUCCAPUMA QUISPE
-
Otimização Termoenergética de Sistemas de Refrigeração de Data Centers Urbanos: Flexibilidade Termica e Integração Fotovoltaica
-
Advisor : JOEL DAVID MELO TRUJILLO
-
Data: Sep 24, 2026
-
-
Show Abstract
-
Os sistemas de refrigeração representam uma parcela significativa do consumo de eletricidade dos data centers urbanos, tornando sua operação um fator crítico para a melhoria da eficiência energética e a redução dos custos operacionais. Embora os sistemas fotovoltaicos (PV) possam compensar parcialmente a demanda de eletricidade proveniente da rede, ganhos adicionais podem ser obtidos por meio da exploração da flexibilidade térmica das infraestruturas de data centers, reduzindo o consumo de energia do sistema de refrigeração e mantendo condições operacionais seguras. No entanto, o aproveitamento desse potencial permanece desafiador, pois requer a consideração conjunta do comportamento térmico da instalação, da variabilidade da geração fotovoltaica e das restrições operacionais estabelecidas. Para enfrentar esse desafio, este trabalho apresenta um framework de otimização termoenergética para data centers urbanos com geração fotovoltaica, integrando a modelagem térmica multinodal baseada em redes de resistência-capacitância, a redução de cenários climáticos por meio do algoritmo k-means e a programação não linear. Na primeira etapa, os dados de temperatura ambiente e irradiância solar são agrupados para gerar cenários climáticos representativos, suas probabilidades de ocorrência e os respectivos perfis de geração fotovoltaica. Na segunda etapa, esses cenários são incorporados ao modelo de otimização, que determina a vazão mássica de ar do sistema HVAC de acordo com as condições climáticas, a demanda de refrigeração, as tarifas de energia elétrica e a disponibilidade de geração fotovoltaica, mantendo as temperaturas dos servidores, racks, corredores e paredes dentro dos limites operacionais estabelecidos. O framework é avaliado por meio de um estudo de caso realizado em Santo André, Brasil, utilizando dados medidos de temperatura ambiente e irradiância solar, juntamente com perfis locais de tarifas variáveis de energia elétrica. Os resultados mostram que a operação com vazão de ar adaptativa reduz consistentemente os custos operacionais em comparação com uma estratégia convencional de vazão constante, proporcionando uma economia anual de 556,09 USD (15,09%), enquanto mantém a temperatura do corredor quente dentro dos limites operacionais seguros, entre 20 °C e 27 °C. Esses resultados demonstram que a exploração da flexibilidade térmica por meio do controle adaptativo da vazão de ar do sistema HVAC melhora o desempenho energetico dos data centers urbanos ao reduzir diretamente o consumo de energia associado ao sistema de refrigeração, sem a necessidade de infraestrutura adicional de refrigeração. Os resultados destacam o potencial do gerenciamento termoenergético coordenado para promover uma operação mais eficiente energeticamente e economicamente em data centers urbanos sob condições climáticas e tarifárias variáveis.
|
|
|
15
|
-
BRUNA STELLA DE FREITAS SANTOS
-
Combustível sustentável de aviação a partir de Resíduos da Cana-de-Açúcar: Viabilidade Tecno-Econômica e Ambiental da Rota de Pirólise
-
Advisor : REYNALDO PALACIOS BERECHE
-
Data: Sep 25, 2026
-
-
Show Abstract
-
A descarbonização do setor de transporte aéreo demanda a substituição progressiva do querosene fóssil por combustíveis sustentáveis de aviação (SAF). O setor sucroenergético brasileiro destaca-se pela disponibilidade de resíduos lignocelulósicos que podem ser convertidos termoquimicamente sem expansão da área agrícola cultivada. Este trabalho realizou a avaliação técnica, energética, exergética, econômica e ambiental da produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) e coprodutos líquidos (gasolina verde, diesel renovável e óleo combustível pesado) a partir do beneficiamento (upgrading) catalítico do bio-óleo obtido por pirólise rápida de resíduos da cana-de-açúcar. Avaliaram-se dois cenários de alimentação: processamento exclusivo de palha (Caso I) e coprocessamento de palha e bagaço excedente (Caso II), integrados a uma usina sucroenergética padrão (2.000.000 t de cana/safra, operando por 4.000 h/ano), considerando três rotas de suprimento de hidrogênio (H₂ cinza, H₂ verde eletrolítico e H₂ verde escuro de biometano). O processo foi simulado no software Aspen Plus®. Os resultados indicam que o coprocessamento (Caso II) eleva a produção de BioQAV em 37,05% (atingindo 1.751,30 kg/h) e o rendimento global de combustíveis líquidos para 16,13% em base seca. A análise energética demonstrou que a planta de pirólise isolada é autossuficiente com cogeração em ciclo Rankine (4.754,41 kW gerados); contudo, a integração do hidrotratamento impõe uma demanda elétrica adicional governada pelo compressor de hidrogênio (4.589,87 kW a 170 bar), resultando em um déficit elétrico global de 4,37 MW, suprível pela usina anexa. A análise exergética identificou a pirólise como o principal ponto de irreversibilidade do complexo (eficiência exergética de 45,10%), enquanto a destilação alcançou 98,60%. O BioQAV simulado atendeu às especificações de densidade (809,30 kg/m³) e ponto de fulgor (45,50 °C), embora o teor residual de oxigênio (4,80%) tenha limitado o Poder Calorífico Inferior a 38,41 MJ/kg. Sob a ótica econômica, o Investimento Total de Capital (TCI) da Planta Base foi estimado em US$ 800,20 milhões, resultando em um Preço Mínimo de Venda (MSP) de BioQAV entre R$ 58,80/L e R$ 66,91/L. A estratégia de estocagem de palha para operação contínua (7.880 h/ano) reduziu o TCI em 32,00% (US$ 544,40 milhões) e o MSP para R$ 39,64/L – R$ 47,69/L (R$ 41,09/L no cenário com biometano). Ambientalmente, o uso dos bioprodutos gerou um potencial bruto de mitigação de 135.874,38 t CO₂/ano, sendo que a rota com hidrogênio de biometano proporcionou o melhor balanço líquido de emissões evitadas (63.466,31 t CO₂/ano). Conclui-se que o coprocessamento integrado à usina sucroenergética com uso de biometano e estocagem de palha constitui a configuração mais favorável para a viabilização técnica, ambiental e comercial do SAF no Brasil.
|
|
|
Thesis |
|
|
1
|
-
PEDRO HENRIQUE DA SILVA MORAIS
-
ANÁLISE TERMODINÂMICA E ECONOMICA DE CICLO COMBINADO INTEGRADO COM ENERGIA SOLAR TÉRMICA
-
Advisor : AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI
-
Data: Feb 13, 2026
-
-
Show Abstract
-
Atualmente, os investimentos em fontes de energias renováveis crescem exponencialmente, devido especialmente à necessidade de reduções de impactos negativos causados ao meio ambiente desde o início da revolução industrial. Dentre as fontes renováveis, a energia solar possui grande relevância, devido à sua aplicação na produção de eletricidade (sistemas fotovoltaicos) , ou na geração de calor, por meio dos coletores solares . Dentre as aplicações existentes, os coletores podem ser integrados a plantas de geração de eletricidade, e operam como fonte ou complemento de calor, a depender do tipo de planta e demanda energética. Coletores planos podem ser utilizados para aplicações a baixa temperatura, limitado à 100 ºC. Para aplicações com temperaturas maiores, entre 100 e 400 ºC, a utilização de coletores concentradores é necessária, como a calha parabólica, do inglês, Parabolic Trough Collector (PTC), e o refletor linear de Fresnel, do inglês, Linear Fresnel Reflector (LFR). Estes coletores podem ser integrados com o ciclo combinado , eficiente sistema de geração de eletricidade que combina um ciclo a gás e um ciclo a vapor através de uma caldeira de recuperação, com o intuito de aumento de potência liquida do ciclo ou a redução do consumo de combustível. Portanto, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise energética , exergética e econômica do desempenho de um ciclo combinado com um e dois níveis de pressão do vapor gerado na caldeira de recuperação, assim como o potencial de redução de consumo de combustível ao realizar-se a integração de coletores do tipo PTC ao ciclo a gás para aquecimento do ar na entrada da câmara de combustão . Pôde-se observar uma redução de consumo de combustível de 3,3% e 20.456 toneladas de CO2 durante sua vida útil, porém o custo total do projeto aumenta com o emprego destes coletores, e o retorno econômico do projeto é afetado, mostrando viabilidade avaliando o VPL em apenas dois casos e não mostrando viabilidade observando a TIR do projeto comparando com o cenário base. Contudo, as possibilidades de integração com os coletores plano e LFR, além da integração no ciclo a vapor, são os próximos passos a serem realizados
|
|
|
2
|
-
ANSELMO MARTINHO RAJABO ANSELMO
-
Análise da Geração Solar Fotovoltaica em Ambientes Urbanos Verticalizados: Um Framework para Apoiar a Contratação de Energia pelas Distribuidoras de Energia Elétrica
-
Advisor : JOEL DAVID MELO TRUJILLO
-
Data: Feb 27, 2026
-
-
Show Abstract
-
A geração fotovoltaica em áreas urbanas tem crescido rapidamente, impulsionada por incentivos regulatórios, redução de custos e maior conscientização ambiental. No entanto, esse avanço ocorre em paralelo à verticalização das cidades, na qual edificações de baixa altura vêm sendo substituídas por prédios mais altos que geram sombreamento sobre as coberturas vizinhas, reduzindo a radiação solar incidente e, consequentemente, a geração efetiva de energia. Essa mudança morfológica urbana não é capturada pelos modelos tradicionais de previsão de geração distribuída, o que pode levar as distribuidoras de energia elétrica a superestimarem os volumes contratados em leilões de longo prazo. O descompasso entre a geração esperada e a geração real obriga as distribuidoras a recorrer ao mercado de curto prazo para cobrir déficits, enfrentando preços mais altos e maior exposição à volatilidade. Para apoiar as distribuidoras nos estudos de previsão relacionados à compra de energia, esta tese propõe um framework integrado para estimativa da geração fotovoltaica em áreas urbanas verticalizadas, composto por três módulos: (i) espacial, que estima o potencial técnico considerando o sombreamento das edificações; (ii) de previsão, que adapta o modelo de difusão de Bass à realidade local para representar a evolução da adoção tecnológica; e (iii) econômico, que quantifica os impactos financeiros do descompasso entre a geração prevista e a real sobre as estratégias de aquisição de energia. Aplicado ao bairro Jardim Santo Alberto, na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil, o framework identificou que a verticalização pode reduzir a geração anual em até 112.292,90 kWh, resultando na necessidade de aquisição adicional de energia em condições menos favoráveis. Os resultados reforçam a importância de incorporar parâmetros urbanísticos nas estimativas de expansão da geração solar fotovoltaica, aprimorando a tomada de decisão das distribuidoras em um contexto urbano dinâmico e cada vez mais complexo.
|
|
|
3
|
-
LIODORO DE MELLO
-
A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO SOB A ÓTICA DA MATRIZ INSUMO-PRODUTO: uma simulação entre cenários factual e contrafactual
-
Advisor : REYNALDO PALACIOS BERECHE
-
Data: Mar 23, 2026
-
-
Show Abstract
-
Esta tese analisa o papel estrutural do setor de extração de petróleo na economia brasileira a partir da abordagem insumo-produto, considerando um cenário factual e quatro cenários contrafactuais simulados. O referencial teórico-metodológico baseia-se no modelo de Wassily Leontief (1931), operado por meio da matriz insumo-produto do Sistema de Contabilidade Nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano-base de 2015 e atualizado para 2018 pelo Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (NEREUS/USP). A partir dessa estrutura analítica, a economia observada foi definida como cenário factual (C1), o qual é comparado a cenários contrafactuais construídos por meio da técnica de Extração Hipotética Total. No cenário C2, o setor de extração de petróleo é integralmente removido, com sua oferta transferida para a conta de importações. O cenário C3 amplia essa hipótese ao retirar, simultaneamente, os setores de extração e refino de petróleo. Por outro lado, o cenário C4 considera um aumento da participação dos biocombustíveis, permitindo avaliar trajetórias produtivas alternativas associadas à transição energética. Complementarmente, incorpora-se um exercício prospectivo relacionado à Margem Equatorial, baseado em um choque positivo de demanda proveniente de investimentos voltados à expansão da produção petrolífera. As análises são conduzidas nos modelos aberto e fechado, possibilitando avaliar impactos diretos, indiretos e induzidos sobre produção, emprego, renda e encadeamentos intersetoriais. Os resultados evidenciam o grau de centralidade do setor petrolífero na estrutura produtiva, na arrecadação e no equilíbrio externo, bem como suas limitações quanto à difusão intersetorial e à geração de emprego. A comparação entre cenários contribui para ampliar o debate sobre políticas públicas e implicações econômicas e estruturais, oferecendo subsídios à redefinição de trajetórias equilibradas de transição produtiva e energética no Brasil.
|
|
|
4
|
-
THIAGO ABRAAO DOS ANJOS DA SILVA
-
DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRUTURA PARA MONITORAMENTO E A GESTÃO ENERGÉTICA: ESTUDO DE CASO NOS CAMPI DA UFABC
-
Advisor : PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
-
Data: May 22, 2026
-
-
Show Abstract
-
A geração distribuída fotovoltaica está cada vez mais presente em instalações elétricas prediais, gerando energia elétrica a partir de uma fonte de energia renovável, contribuindo para a geração de energia, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade. A partir da publicação da resolução ANEEL RN 482/2012, atualizada em 2022, as condições de minigeração e microgeração distribuída foram regulamentadas em âmbito nacional, tornou-se possível compensar o consumo elétrico das unidades consumidoras (UC) e, desde então, é possível instalar geradores próximo a carga, todavia, isso traz impactos econômicos, comerciais e técnicos de operação para toda a cadeia do setor elétrico. Nesse contexto, em 2016, a Universidade Federal do ABC (UFABC) teve sua proposta de projeto de implantação de Minigeração Distribuída Fotovoltaica aprovada pela distribuidora Enel São Paulo e, posteriormente, pela ANEEL, nos campi de Santo André e São Bernardo do Campo. Especificamente no campus de Santo André, a usina foi instalada em 2021 e possui a capacidade máxima de geração de energia de 388,0kWp, já no campus de São Bernardo do Campo, instalada em 2022, a capacidade é de 274kWp. Devido as condições das instalações elétricas e características específicas das edificações de cada campus, a inserção destes subsistemas às instalações existentes geraram inúmeros desafios técnicos e operacionais. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta os resultados do desenvolvimento de uma aplicação SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition - Sistema de Supervisão, Controle e Aquisição de Dados) combinado com o uso de Agentes Distribuídos para a Gestão Energética dos campi da UFABC. O SCADA desenvolvido permite o monitoramento de um conjunto de equipamentos que compõe os diversos subsistemas fotovoltaicos dos campi da UFABC, a saber: multimedidores de grandezas elétricas, inversores de frequência, estações solarimétricas, intertravamento automático entre GMG - Grupo Motor Gerador Diesel e Inversor de Frequência. Assim, a partir dos dados aquisitados foram realizadas análises com o objetivo de verificar as correlações entre as variáveis monitoradas e usando algoritmo de aprendizado de máquina supervisionado, sendo um modelo preditivo da geração fotovoltaica, sendo um recurso importante para estimativa da reserva orçamentaria na gestão de contrato de fornecimento de energia.
|
|
|
5
|
-
GABRIEL RODRIGUES BRUZINGA
-
Proposta de Metodologia Analítica para Projeto de Motores PMBLDC Aplicado em Tração Elétrica
-
Advisor : ADEMIR PELIZARI
-
Data: May 26, 2026
-
-
Show Abstract
-
Neste trabalho é proposto uma metodologia analítica para projeto de motores de corrente contínua de comutação eletrônica sem escovas de ímã permanente (PMBLDC) com enfoque na utilização em tração elétrica. A metodologia foi aplicada em um protótipo existente de uma scooter elétrica. Adicionalmente foram realizadas simulações computacionais em software de resolução numérica por elementos finitos afim de validar a metodologia desenvolvida. A análise numérica contou com a avaliação magneto-estática e termo-estática da máquina em 2-D para duas condições de temperatura externas, 20°C e 50°C. A partir da análise magneto-estática foi possível obter a potência dissipada nos enrolamentos da armadura e posteriormente utilizar este valor para a simulação termo-estática. Com essas duas simulações pode-se verificar o nível de saturação magnética e a temperatura interna alcançada da máquina permitindo analisar os limites de temperatura dos condutores e ímãs permanentes. Com os resultados obtidos verificou-se que a máquina não opera em saturação magnética, mesmo nos dentes. Verificou-se também que as temperaturas obtidas nos ímãs e nos condutores não ultrapassaram os limites de temperatura de projeto.
|
|
|
6
|
-
DIEGO ZILLI LIMA
-
Otimização Bayesiana Restrita para o Projeto de Compressores Centrífugos com Consideração de Ressonância Baseado em Diagramas SAFE
-
Advisor : DANIEL JONAS DEZAN
-
Data: Jun 17, 2026
-
-
Show Abstract
-
O projeto estrutural de compressores centrífugos operando sob condições severas, como aquelas encontradas em sistemas com CO2 supercrítico (sCO2), requer a consideração simultânea da integridade mecânica e do desempenho dinâmico. Em particular, os fenômenos de ressonância desempenham um papel crítico na confiabilidade dessas máquinas, uma vez que podem levar a níveis excessivos de vibração e falhas por fadiga de alto ciclo. Apesar de sua importância, as condições de ressonância são tipicamente tratadas como um critério de verificação pós-projeto e não são explicitamente incorporadas ao processo de otimização.
Este trabalho propõe um novo arcabouço para a otimização estrutural de compressores centrífugos sensível à ressonância, baseado em Otimização Bayesiana com Restrições (Constrained Bayesian Optimization – CBO). A principal contribuição reside na reformulação da ressonância como uma função objetivo contínua e adequada à otimização. Uma métrica escalar derivada do diagrama SAFE (Singh Advanced Frequency Evaluation) é desenvolvida, permitindo a quantificação do risco de ressonância ao considerar simultaneamente a coincidência de frequências e a compatibilidade de diâmetros nodais. Essa abordagem supera as limitações dos métodos tradicionais baseados no diagrama de Campbell, que consideram apenas a proximidade em frequência e podem identificar condições de ressonância não físicas.
O arcabouço proposto integra análises de elementos finitos não lineares de alta fidelidade, análise modal pré-tensionada e carregamentos aerodinâmicos por meio de uma abordagem de interação fluido-estrutura unidirecional, dentro de um ambiente de otimização probabilística. Adicionalmente, novas estratégias de tratamento de restrições são introduzidas por meio do desenvolvimento de funções de aquisição ponderadas, combinando o Expected Improvement com restrições ponderado (wCEI) e a Probabilidade de Viabilidade ponderada (wPoF). Essas estratégias aprimoram o equilíbrio entre exploração da região viável e busca por soluções ótimas em espaços de projeto com restrições difíceis de serem atingidas.
Um estudo de validação, utilizando problemas analíticos clássicos, demonstra a robustez e a eficácia dos métodos propostos. Os resultados indicam que abordagens probabilísticas superam formulações clássicas baseadas em penalização, sendo que a função de aquisição CEI apresenta maior estabilidade de convergência, enquanto o wCEI melhora a identificação precoce de regiões viáveis.
A metodologia é aplicada à otimização estrutural de um impelidor de compressor centrífugo operando com CO2 supercrítico. Os projetos otimizados apresentam redução do risco de ressonância, menores níveis de tensão e total atendimento às restrições estruturais. Em particular, a função objetivo baseada no SAFE foi capaz de eliminar cruzamentos críticos de ressonância identificados no projeto de referência.
De forma geral, este trabalho avança o estado da arte ao integrar a física da ressonância com técnicas de otimização probabilística, fornecendo um arcabouço robusto e computacionalmente eficiente para o projeto de componentes de turbomáquinas sob condições operacionais reais.
|
|
|
7
|
-
SILVIA ALLESSANDRA AUGUSTO DUARTE
-
Análise do sombreamento de edifícios residenciais altos no consumo de energia elétrica: estudo de caso na cidade de Santos-São Paulo, Brasil.
-
Advisor : LUIS ALBERTO MARTINEZ RIASCOS
-
Data: Jun 18, 2026
-
-
Show Abstract
-
O processo de verticalização e adensamento urbano altera as condições de insolação, iluminação natural e trocas térmicas no ambiente construído, influenciando o consumo de eletricidade. Nos tecidos urbanos adensados, o sombreamento mútuo entre as edificações pode reduzir ganhos solares e cargas térmicas, ao mesmo tempo em que limita o acesso à luz natural, produzindo efeitos energéticos potencialmente contrastantes. Apesar dos avanços nas pesquisas sobre forma urbana e desempenho energético, ainda são poucos os estudos que quantificam esses efeitos em edificações residenciais em contextos urbanos brasileiros de clima quente e úmido. Esta pesquisa investiga a relação entre o sombreamento provocado por edifícios altos e o consumo de eletricidade para climatização e iluminação artificial em edifícios residenciais adjacentes. Como método de investigação, foi adotada a abordagem quantitativa fundamentada em simulação computacional, aplicada à configuração urbana da cidade de Santos. Foram selecionados três edifícios altos referenciais, com mais de 30 pavimentos, a partir dos quais foram modelados e simulados os edifícios residenciais adjacentes, em diferentes condições de exposição ao sombreamento. As simulações foram realizadas no EnergyPlus, com arquivo climático local, o que permitiu comparar o consumo anual de eletricidade entre as diferentes condições. Os resultados indicam que o sombreamento provocado por edifícios altos exerce efeito sobre o desempenho energético em relação à condição isolada. Foi observada redução no consumo de eletricidade para resfriamento e aumento para iluminação artificial, porém essas variações não ocorrem de maneira uniforme, observando-se diferenças entre edifícios, pavimentos e posições relativas no tecido urbano.
|
|
|
8
|
-
RODRIGO ALMERIA RAGIO
-
Tratamento integrado de águas residuárias acoplando pré-concentração de matéria orgânica e fotobiorreatores com membranas para recuperação de recursos
-
Advisor : EDUARDO LUCAS SUBTIL
-
Data: Jul 2, 2026
-
-
Show Abstract
-
Para o tratamento de águas residuais municipais com recuperação de energia, o tratamento primário quimicamente assistido (TPQA) pode ser utilizado para a captura de matéria orgânica antes da remoção de nutrientes em fotobiorreatores de membrana (MPBR), com produção de biogás por meio da digestão anaeróbia (DA) de lodo e biomassa. Além disso, o rendimento de metano na DA pode ser aumentado pelo tratamento térmico da biomassa, com técnicas de aquecimento ou carbonização hidrotermal (CHT), que produz hydrochar e água de processo com matéria orgânica facilmente biodegradável. No entanto, a otimização dos processos e a co-digestão com lodo ainda precisam ser avaliadas, e a remoção excessiva de fósforo no TPQA pode prejudicar o desempenho do MPBR, comprometendo a produtividade da biomassa e a DA. Este trabalho avaliou o desempenho de um MPBR integrado ao TPQA, com valorização da fração sólida por meio da CHT da biomassa no FMR e digestão anaeróbia e co-digestão do lodo, da biomassa (pré-aquecida ou não) e das águas de processo geradas na CHT. Dois reatores paralelos foram comparados, um alimentado com efluente de CEPT com tanino (M-TAN) e outro com efluente de CEPT com PACl (M-PACl), com três combinações de tempos de detenção hidráulica e tempos de retenção de sólidos (TDH/TRS): 58 h/14 d; 36 h/14 d e; 36 h/7 d. Os resultados parciais apresentados mostram que ambos os coagulantes removeram eficientemente a DQO particulada, mas a remoção de fosfato com tanino (15%) foi menor do que com PACl (93%). No sistema M-PACl, a falta de fósforo resultou em concentrações de biomassa, produtividades e razões clorofila-a/SSV menores (1,2-0,6 g·L⁻¹ e 7,9-9,0 mgChl-a·gSSV⁻¹) em comparação com o sistema M-TAN (1,6-1,1 g·L⁻¹ e 12,3-18,7 mgChl-a·gSSV⁻¹), com reduções no TDH e TRS resultando em concentrações e razões menores. Os produtos microbianos solúveis (SMP) e as substâncias poliméricas extracelulares (EPS) apresentaram concentrações mais elevadas no sistema M-PACl, levando a uma menor filtrabilidade da biomassa e aumentos na pressão transmembrana, especialmente em TRH ou TRS mais baixos. A pressão no sistema M-TAN permaneceu estável. Além disso, a remoção de nitrogênio foi menor no sistema M-PACl (38-52%) do que no sistema M-TAN (63-91%). Assim, a disponibilidade de fósforo mostrou ser um aspecto crítico da operação do MPBR, com a remoção excessiva de fósforo pelo PACl impactando negativamente o desempenho do biorreator, enquanto o CEPT com tanino levou a maior estabilidade e eficiência.
|
|
|
9
|
-
IGOR OLIANI
-
MODEL PREDICTIVE CONTROL APPLIED TO DISTRIBUTED ENERGY RESOURCES AND ELECTRIC TRACTION
-
Advisor : ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO
-
Data: Jul 3, 2026
-
-
Show Abstract
-
O crescente uso de conversores de fonte de tensão, ou do inglês, VSCs, em redes de distribuição, impulsionado pela penetração de REDs — como sistemas fotovoltaicos, baterias e veículos elétricos — e cargas não lineares, têm requerido o uso de técnicas de controle mais sofisticadas, capazes de lidar com questões na qualidade de energia, como a ocorrência de distúrbios harmônicos e fenômenos de ressonância, e até mesmo a presença de Múltiplos agentes na rede, como nas estruturas denominadas MGs. Este trabalho investiga a aplicação da técnica de controle preditivo baseado em modelo no controle de conversores de potência e no gerenciamento de potência de MG CC. Suas contribuições são: método de mitigação de ressonâncias harmônicas em redes de distribuição com compensação passiva, baseado no controle de VSC; comparação empírica da robustez de controles preditivos em acionamentos de MI; e, finalmente, um controle de energia para MG CC com múltiplos Dispositivos de armazenamento rápido parcialmente não-controláveis. A pesquisa é estruturada em três eixos. O primeiro analisa o controle do VSC conectado 'a rede para o amortecimento de ressonˆancias paralelas utilizando a teoria de s´ıntese de carga resistiva aplicada a sistemas fotovoltaicos. Exploram-se as técnicas de VOC com controladores PI e de MPC do tipo FCS. O segundo compara, por meio de ensaios experimentais, técnicas de controle preditivo robusto — o RPCC-Deadbeat e o RPCC- DTIA — aplicadas ao acionamento de MIs, com o objetivo de avaliar sua sensibilidade
a variações paramétricas e sua eficácia frente à variação de carga. O terceiro propõe
a extensão do MPC usado no controle de gerenciamento de energia de MGs CC com
múltiplos dispositivos de armazenamento rápidos (por exemplo, SC). Os controles do VSC do sistema fotovoltaico on-grid para a microrede são validados por meio de simulações no ambiente MATLAB®/Simulink. No caso da ressonância, os
resultados mostram que a adoção da síntese de carga resistiva reduz efetivamente o risco
de ressonância por meio da atenuação do pico do perfil de impedância apenas com uma
leve modificação na geração das referências do controle. Os resultados para a estratégia
de controle da microrede mostram que é possível garantir a robustez da mesma a longo
termo, enquanto a estabilidade a curto termo é garantida por uma camada primária de
controle. Por fim, a comparação dos MPCs para o MI é feita através da implementação
dos controles em um DSP para um sistema de acionamento de 1 kW. Entre os algoritmos
testados, o RPCC-DTIA é aquele que apresenta o melhor desempenho para tração elétrica,
por apresentar menores erros em regime permanente (na presença e ausência de variação paramétrica) e desempenho dinâmico equiparável ao FCS
|
|
|
10
|
-
JOSE AUGUSTO PIRES DE ABREU
-
Pobreza Energética em Comunidades Remanescentes de Quilombos: Análise multidisciplinar da pobreza e pobreza energética em comunidades quilombolas no estado do Piauí - Brasil
-
Advisor : IGOR FUSER
-
Data: Jul 23, 2026
-
-
Show Abstract
-
Esta pesquisa, intitulada "Pobreza energética em comunidades remanescentes de quilombos: análises multidimensionais da pobreza e pobreza energética em comunidades quilombolas no estado do Piauí - Brasil", tem como objetivo principal investigar os determinantes multidimensionais da pobreza energética em comunidades tradicionais, estabelecendo distinções conceituais entre pobreza energética e racismo institucional no setor energético brasileiro.
A metodologia adotada combina três abordagens complementares: (1) análise quantitativa de indicadores multidimensionais de pobreza (educação, saúde e padrões de vida) e pobreza energética (cocção, iluminação, serviços prestados por meio de um eletrodoméstico, educação e comunicação); (2) estudos de caso em comunidades quilombolas selecionadas; e (3) revisão crítica das políticas pública à luz dos referenciais teóricos da injustiça ambiental e do racismo estrutural. Esta triangulação metodológica permite examinar como os mecanismos institucionais do setor energético - altamente regulado e técnico - reproduzem desigualdades históricas no acesso aos recursos energéticos.
Os resultados evidenciam uma significativa discrepância entre os índices multidimensionais de pobreza (que classificam apenas 27,5% da população como pobre pelo IMP) e os índices multidimensionais de pobreza energética (que atingem 65% da população estudada). Conforme Goldemberg e Lucon (2008, p. 61), esta disparidade reflete a dualidade energética brasileira: enquanto as elites reproduzem padrões de consumo suntuários, as populações vulneráveis lutam por energia para atividades básicas. A pesquisa documenta ainda a persistência do uso de lenha para cocção - que chega a comprometer 30% da renda familiar - e a inadequação de programas universais como o Luz para Todos às necessidades específicas das comunidades quilombolas.
As principais contribuições teóricas deste trabalho incluem: (1) a operacionalização do conceito de "racismo energético" como categoria analítica distinta; (2) o desenvolvimento de matrizes de avaliação que integram dimensões quantitativas e qualitativas da pobreza energética; e (3) a identificação dos mecanismos institucionais que perpetuam assimetrias no acesso à energia.
Conclui-se que as estruturas coloniais persistem nas políticas energéticas contemporâneas, exigindo: (a) adaptações políticas que considerem as particularidades quilombolas; (b) novos parâmetros para avaliação da pobreza energética; e (c) diretrizes para uma transição energética verdadeiramente inclusiva. Esta pesquisa contribui assim para os campos da geopolítica da energia e dos estudos raciais, oferecendo subsídios tanto para a academia quanto para a formulação de políticas públicas mais efetivas.
|
|
|
11
|
-
ALLAN MOREIRA DE CARVALHO
-
Modelos de Ordem Reduzida aplicados à Domínios Paramétricos: Metodologia Baseada em Dados para Aeceleração de Simulações em Engenharia.
-
Advisor : DANIEL JONAS DEZAN
-
Data: Aug 3, 2026
-
-
Show Abstract
-
Esta tese investigou a reconstrução rápida de campos parametrizados de escoamentos compressíveis usando modelagem de ordem reduzida baseada em aprendizado de máquina, do inglês machine-learning reduced-order modeling (ML-ROM). O trabalho abordou o alto custo de avaliações repetidas de dinâmica dos fluidos computacional, do inglês computational fluid dynamics (CFD), em estudos paramétricos, exploração de projeto e otimização. A principal contribuição foi um fluxo de trabalho independente do solver que combina decomposição ortogonal própria, do inglês proper orthogonal decomposition (POD), regressão por processos Gaussianos, do inglês Gaussian process regression (GPR), redes neurais artificiais, do inglês artificial neural networks (ANNs), deformação de malha e análises diagnósticas em uma metodologia offline/online reprodutível para modelagem surrogate em nível de campo.
Dois estudos de caso de escoamentos compressíveis foram considerados. O primeiro foi um bocal convergente–divergente com escoamento interno dominado por choques. Nesse caso, os modelos surrogate foram treinados para aproximar campos bidimensionais (2D) de alta fidelidade baseados nas equações de Navier–Stokes com médias de Reynolds, do inglês Reynolds-averaged Navier–Stokes (RANS), para pressão, temperatura e número de Mach. Uma contribuição relevante foi o uso de campos quase unidimensionais, do inglês quasi-one-dimensional (Q1D), de Euler como entradas surrogate informadas pela física. Diferentemente de parâmetros operacionais puramente escalares, esses campos codificaram informações sobre a geometria e a distribuição do escoamento, permitindo que o surrogate generalizasse para distribuições de área não vistas que não eram diretamente representadas pela parametrização escalar. As análises também mostraram que aumentar a base POD não melhorou indefinidamente a predição de ponta a ponta, pois o desempenho do surrogate saturou quando o erro de regressão passou a ser dominante. Os modelos ANN foram mais eficazes em explorar modos POD de menor energia para a reconstrução do escoamento, enquanto os modelos GPR forneceram predições mais rápidas e suaves em regimes favoráveis.
O segundo estudo de caso foi o compressor transônico Rotor 37 da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, do inglês National Aeronautics and Space Administration (NASA), sob variações geométricas parametrizadas das pás. Esse caso abordou uma limitação importante na aplicação de POD a domínios parametricamente deformados: a ausência de correspondência ponto a ponto entre malhas de superfície tridimensionais (3D) não coincidentes. Para superar essa limitação, uma representação geométrica consistente em suporte comum foi usada para mapear as superfícies das pás em um domínio paramétrico compartilhado antes da compressão por POD e da regressão POD–GPR. O surrogate resultante reconstruiu pressão, temperatura e geometria de superfície em configurações de pás não vistas durante o treinamento, com elevada precisão em nível de campo e redução do tempo de avaliação online em aproximadamente quatro ordens de grandeza.
Em ambos os estudos de caso, sensibilidade ao posto POD, convergência em número de snapshots, estabilidade a perturbações, testes de robustez e ferramentas de interpretabilidade foram usados para diagnosticar a confiabilidade das representações reduzidas. Assim, a tese estabeleceu uma metodologia ML-ROM para acelerar avaliações repetidas de campos baseados em CFD em aplicações de escoamentos compressíveis. A estrutura proposta mostrou-se uma camada complementar à CFD de alta fidelidade, apoiando estudos paramétricos rápidos, análises de sensibilidade, exploração preliminar de projeto e fluxos de trabalho orientados à otimização, ao mesmo tempo em que preserva o acesso a informações espaciais resolvidas do escoamento.
|
|
|
12
|
-
URI STIUBIENER
-
Fronteiras tecnológicas da transição energética no Brasil: biomassa, energias hidrelétrica, solar e eólica, usinas nucleares e hidrogênio verde
-
Advisor : IGOR FUSER
-
Data: Aug 6, 2026
-
-
Show Abstract
-
Esta tese investiga as oportunidades, desafios e inovações tecnológicas que podem acelerar a transição do sistema energético brasileiro rumo à descarbonização. Após apresentar o contexto global das mudanças climáticas e as metas internacionais de redução de emissões, o trabalho delineou a evolução histórico-institucional do setor de energia no Brasil e a composição atual da matriz energética nacional, destacando sua elevada dependência de fontes hidrelétricas e combustíveis fósseis. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, avalia-se um portfólio diversificado de tecnologias de baixo carbono: hidrogênio verde, amônia, e-metanol, geração nuclear de nova geração e energias renováveis (solar fotovoltaica, eólica em terra e offshore, bioenergia e microgeração distribuída). Para cada opção, discute-se potencial de aproveitamento no território e na zona econômica exclusiva, maturidade tecnológica, custos em queda e sinergias com o parque industrial de petróleo e gás. Exemplos de aplicação em reservatórios hidrelétricos (hidro-solar), canais de transposição e projetos offshore reforçam propostas de sistemas híbridos que ampliem a flexibilidade e a segurança do sistema elétrico. O setor elétrico brasileiro foi detalhadamente mapeado: capacidade instalada, regime hidrológico, transmissão, padrões de consumo e impactos do novo horário de ponta. No segmento de transportes, examinou-se a penetração de veículos elétricos, biocombustíveis avançados (SAF, e-metanol) e a potencial substituição de bunker naval por combustíveis verdes, aproveitando o elevado teor de CO₂ dissolvido na água do mar para síntese de e-metanol offshore. Na seção de discussão, contrapôs-se crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, evidenciando que o Brasil precisa equilibrar avanços do PIB com qualidade de vida, justiça social e proteção ambiental. Abordaram-se ainda desafios socioculturais (mobilidade, desperdício, resíduos urbanos), governança (mecanismos de mercado de carbono, incentivos fiscais, participação comunitária) e questões políticas e geopolíticas relacionadas a minerais críticos (terras-raras). A análise regional considerou os diferentes biomas, potencial eólico offshore ao longo do litoral e iniciativas de geração distribuída em áreas remotas. A conclusão ressalta a necessidade de uma estratégia integrada que combine fontes renováveis, gases renováveis e tecnologias emergentes, alavancando a liderança brasileira em hidreletricidade, aproveitando reservas de terras-raras e expandindo o uso da ZEE para produção de hidrogênio verde e e-metanol. Recomenda-se ainda fortalecer políticas públicas de equidade energética, infraestrutura de armazenamento e digitalização de redes (smart grids). Por fim, abrem-se oportunidades para pesquisas futuras em captura e uso de CO₂, sistemas híbridos hidrosolar e marés, materiais de armazenamento de energia, regulamentação de mercados de carbono e impactos socioeconômicos da transição.
|
|