UFABC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Santo André, 18 de Setembro de 2019

maria teresa carthery goulart

CMCC - CENTRO MATEMATICA COMPUTACAO COGNICAO

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Realizou estágio pós-doutoral no Medical Research Council - Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge, Reino Unido (2008). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) onde coordena o Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento - HCFMUSP. Coordena o projetos de extensão AtivAmente -UFABC , dirigido à terceira idade. Coordenou o projeto de extensão Neurociência e Educação: desmistificando o cérebro, dirigido a professores da rede pública de ensino. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Realizou estágio pós-doutoral no Medical Research Council - Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge, Reino Unido (2008).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Linguagem Oral e Escrita, Memória e Distúrbios de Memória; Desenvolvimento Cognitivo com ênfase no desenvolvimento da linguagem oral e escrita; Linguagem e Cognição no envelhecimento típico e em quadros neurodegenerativos; Bilinguismo, Multilinguismo e Cognição; Neuroeducação, Cognição Corporificada (Embodied Cognition). Desenvolvimento e adaptação transcultural de instrumentos para avaliação de linguagem, cognição e atividades de vida diária. Influência da escolaridade e alfabetismo funcional sobre o desempenho em testes cognitivos.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6386580427473490

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
UFABC - Campus SBC - Bloco delta - sala 262
Alameda da Universidade s/n
São Bernardo do Campo - SP
Sala
262
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
teresa.carthery@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sig.ufabc.edu.br."Melchior" v3.42.10