PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de DEFESA: LUCAS GUILHERME DE MOURA

DISCENTE : LUCAS GUILHERME DE MOURA
DATA : 14/02/2020
LOCAL: São Bernardo do Campo

Canais de transmissão de conhecimento financeiro: o papel dos pais e da escola

Na última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2015, o Brasil conquistou a última colocação na avaliação de conhecimento financeiro. Será que os estudantes que obtiveram conhecimento financeiro transmitido por cursos ou pelos pais apresentam um comportamento mais consciente em relação a poupança? Para responder esta pergunta, foi feita a análise dos dados do PISA 2015. De maneira geral, os resultados sinalizam uma relação positiva entre um comportamento consciente em relação à poupança dos alunos com acesso à educação financeira e diálogos com os pais sobre dinheiro. Entretanto, os resultados das regressões para cada país mostram que ter acesso a um curso de educação financeira está relacionado a um bom comportamento em relação à poupança para Bélgica, Brasil, Canada, Chile e Polônia. Enquanto diálogos com os pais sobre dinheiro tem relação positiva com um comportamento adequado à poupança por parte dos alunos para Chile, Espanha, Holanda e China.

Presidente - Interno ao Programa - 2082536 - MONICA YUKIE KUWAHARA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1771615 - BRUNO DE PAULA ROCHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 148.086.408-05 - NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO - INSPER
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1479413 - ANA LUISA GOUVEA ABRAS