Canais de transmissão de conhecimento financeiro: o papel dos pais e da escola
Na última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2015, o Brasil conquistou a última colocação na avaliação de conhecimento financeiro. Será que os estudantes que obtiveram conhecimento financeiro transmitido por cursos ou pelos pais apresentam um comportamento mais consciente em relação a poupança? Para responder esta pergunta, foi feita a análise dos dados do PISA 2015. De maneira geral, os resultados sinalizam uma relação positiva entre um comportamento consciente em relação à poupança dos alunos com acesso à educação financeira e diálogos com os pais sobre dinheiro. Entretanto, os resultados das regressões para cada país mostram que ter acesso a um curso de educação financeira está relacionado a um bom comportamento em relação à poupança para Bélgica, Brasil, Canada, Chile e Polônia. Enquanto diálogos com os pais sobre dinheiro tem relação positiva com um comportamento adequado à poupança por parte dos alunos para Chile, Espanha, Holanda e China.