PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL CLINT GONCALVES

DISCENTE : GABRIEL CLINT GONCALVES
DATA : 11/12/2019
LOCAL: sala 306, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

TENACIFICAÇÃO POR TÊMPERA QUÍMICA EM VIDROS ALUMINOBOROSSILICATOS COM ÓXIDO DE LANTÂNIO

Vidros boroaluminossilicatos com terras raras apresentam elevadas propriedades mecânicas e altos índices de refração. O objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade de tenacificação por troca iônica (têmpera química) neste tipo de vidro como uma alternativa para contrabalancear o custo do óxido de terra-rara e melhorar ainda mais as propriedades mecânicas em um vidro aluminoborossilicato com La2O3. Foram investigadas composições dos sistemas SiO2-B2O3-Al2O3-La2O3-TiO2 e SiO2-B2O3-Al2O3-La2O3-TiO2-Na2O afim de se avaliar a necessidade de inclusão de óxido de metal alcalino para o processo de troca iônica. O teor de óxido de sódio foi variado em 5, 10 e 15% (%mol). Os vidros foram temperados quimicamente com sal de KNO3 a 600, 650 e 700 oC. Antes e depois da têmpera, a análise de difração de raios X (DRX) não identificou a presença de fases cristalinas e a análise de espectroscopia por energia dispersiva (EDS) detectou K na segunda composição, indicando a efetividade da troca iônica entre sódio e potássio. A dureza Vickers aumentou, após o tratamento, para 7,5 GPa, aproximadamente. Na composição com sódio, detectou-se tensão residual compressiva e aumento da tenacidade à fratura (KIc) por análise de fratura por indentação.

Presidente - Interno ao Programa - 1761015 - RENATA AYRES ROCHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CATIA FREDERICCI - IPT-SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1948454 - VANIA TROMBINI HERNANDES